Homepage

  • Caiu 28% a poluição de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade em 2020
    05 janeiro 2021
    arrow
    arrow
  • Já no Porto e em Braga, os valores-limite de dióxido de azoto apresentaram resultados superiores ao limite anual de 40 µg/m³.
  • A Avenida da Liberdade, em Lisboa, atingiu pela primeira vez o valor-limite anual de dióxido de azoto (NO2), em 2020, devido ao confinamento, no âmbito da pandemia de Covid-19, verificando uma redução de 28% da concentração média, segundo a associação ambientalista ZERO.

    Numa análise publicada esta terça-feira, a ZERO referiu que a concentração média anual de dióxido de azoto (NO2) na Avenida da Liberdade passou de 54,6 microgramas por metro cúbico (µg/m³) em 2019 para 39,6 µg/m³ em 2020, cercando-se do valor limite anual de 40 µg/m³.

    Segundo a mesma entidade, aquela que é uma das principais avenidas da cidade Lisboa “habitualmente apresenta as concentrações mais elevadas e acima do valor-limite anual”.

    "Depois de vários recordes associados a uma excelente qualidade do ar, aquando das medidas mais restritivas de confinamento, onde a redução da concentração de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade atingiu 57% (entre os dias 13 de março e 3 de maio) por comparação com a média de 2018-2019 para o mesmo período, seria de esperar que a média anual de reduzisse significativamente, o que viria a acontecer, ficando à beira, mas abaixo do valor-limite”, realçou a organização.

    A ZERO salientou ainda que, entre setembro e dezembro de 2020, os valores médios mensais foram “sempre superiores ao valor-limite anual”, apesar de representarem uma redução global de 29% em relação ao mesmo período de 2018/19.

    "Foi efetivamente o período de maior confinamento que permitiu o cumprimento da legislação, não estando assim os problemas estruturais de poluição pelo tráfego rodoviário resolvido”, ressalvou.

    Por sua vez, no Porto e em Braga, a ZERO fez referência que os valores-limite de dióxido de azoto apresentaram resultados superiores ao limite anual de 40 µg/m³, uma situação que é vista com preocupação por parte da entidade.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Zero
  • Associação Sistema Terrestre Sustentável - Zero
  • Poluição
  • Qualidade
  • Avenida da Liberdade
  • Ar
  • Poluição do ar
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
setembro 17
Formação 'Surf & Rescue' a caminho da Figueira da Foz
setembro 17
Voluntários vão limpar a Praia do Cabedelo este sábado
setembro 17
Pure Piraña, a hard seltzer que refresca o verão
setembro 16
Bom Petisco Peniche Pro arranca com nota 10 e festa de tubos
setembro 17
Bom Petisco Peniche Pro: Dia dedicado ao surf feminino em Supertubos
setembro 17
Baía do Funchal acolhe terceira etapa do Circuito Regional da Madeira de SUP Race 2021
setembro 16
Esta sexta-feira começa o 1º Save The Waves Film Fest Azores Tour