Homepage
- No Mar Mediterrâneo, no espaço temporal de um ano, as 'bolas de Neptuno' podem recolher até 900 milhões de partículas de plástico.
-
-
A revista 'Scientific Reports' publicou um trabalho onde dá conta que as plantas marinhas estão a captar as partículas de plástico existentes no mar.
Esta é uma conclusão da equipa responsável pelo estudo publicado, equipa que é liderada pela bióloga marinha Anna Sanchez-Vidal da Universidade de Barcelona.
Todo este processo consiste na formação resíduos naturais, resíduos esses que são conhecidos como 'bolas de Neptuno'.
As 'bolas de Neptuno formam-se a partir de folhas que são trituradas pelas correntes marítimas, mas que ficam presas ao caule. Esta é uma situação que forma fibras que entrelaçam-se numa bola e consequentemente captam o plástico existente nos mares.
No Mar Mediterrâneo, no espaço temporal de um ano, estas mesmas 'bolas de Neptuno' podem recolher até 900 milhões de partículas de plástico, aponta o estudo.
Por exemplo nas praias da ilha de Maiorca, em Espanha, entre 2018 e 2019 deram à costa 'bolas de Neptuno', nas quais os autores deste trabalho conseguiram identificar 1500 pedaços de plástico por cada quilo de folha e 600 pedaços nas folhas soltas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
