Homepage
- O choque com a atmosfera, a 105 mil km/h, fez com que a rocha, separada de um cometa, se tornasse incandescente.
-
-
Este foi um acontecimento que ocorreu na noite da passada quarta-feira, dia 13 de janeiro. Momento em que uma 'bola de fogo' atravessou o Mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos, naquele que foi num fenómeno provocado pela entrada de uma rocha de um cometa na atmosfera terrestre.
O acontecimento foi detetado pelos sensores do projeto espanhol SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC) dos observatórios de Calar Alto (Almería), Sevilha e La Hita (Toledo) e Serra Nevada. Também pessoas testemunharam o fenómeno.
Segundo o principal investigador do projeto SMART, José María Madiedo, do IAA-CSIC, a 'bola de fogo' foi registada às 22h10, 21h10 hora de Portugal Continental.
O choque com a atmosfera, a 105 mil quilómetros por hora, fez com que a rocha se tornasse incandescente, gerando assim uma 'bola de fogo' que teve início a uma altura de 105 quilómetros do Mediterrâneo e a cerca de 23 quilómetros da costa marroquina.
O fenómeno avançou para sudoeste até finalmente desaparecer, a 69 quilómetros de altura, depois de ter percorrido 72 quilómetros na atmosfera.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
