Homepage
- Para o primeiro-ministro de Portugal este foi um acordo 'histórico' e que acontece num 'momento muito importante'.
-
-
O acordo foi anunciado esta manhã por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, após um longo debate que se prolongou durante a última madrugada.
Os 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos em Bruxelas, chegaram a um acordo para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990.
Assim, apesar da relutância de alguns líderes europeus em aceitarem a nova proposta, foi substituída a meta anteriormente estipulada na Lei Europeia do Clima que previa um corte de 40% das emissões.
“A Europa é líder na luta contra as alterações climáticas. Decidimos reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa pelo menos 55% até 2030”, escreveu Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.
Para o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, este é um acordo "histórico", sublinhando ser necessário fazer agora o "maior esforço" para reverter a tendência do aquecimento global.
Costa salientou que o compromisso alcançado acontece num “momento muito importante”, pois está muito perto a comemoração do quinto aniversário do Acordo de Paris (12 de dezembro) e porque a futura administração americana, liderada por Joe Biden, já disse que regressará ao acordo no dia em que entrar em funções.
O acordo celebrado também chega numa altura em que foi recentemente divulgado que Portugal é o país da União Europeia que está mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, isto de acordo com um relatório publicado pela Comissão Europeia.
Segundo António Costa, tal situação acontece porque Portugal "foi também dos países que mais cedo começou a investir nas energias renováveis”.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
