Homepage
- Os big riders apenas podem estar em atividade entre o nascer do sol e as 13h00 dos dias úteis da semana.
-
-
Desde o passado dia 4 de novembro que estava proibida na Praia do Norte, na Nazaré, a prática do surf de ondas grandes, leia-se atividades de free surf e tow-in.
Uma interdição determinada pelo Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e que surgiu após o swell histórico do último dia 29 de outubro ter registado uma grande aglomeração de pessoas no Canhão Nazaré, isto em plena situação de pandemia do novo coronavírus.
Pois bem, passou-se mais de um mês dessa decisão e eis que os big riders podem voltar ao mar e desafiar uma das maiores ondas do planeta Terra, agora que estamos em plena temporada de ondas grandes.
Um despacho assinado pelo Capitão do Porto da Nazaré, José António Zeferino Henriques, a 10 de novembro, indica que, "na sequência da determinação do Delegado de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte", foi revogada a "interdição da Praia do Norte, concelho da Nazaré, Distrito de Leiria, para as atividades de Free Surf e Tow-in surfing".
Contudo, este é um regresso que acontece debaixo de algumas condicionantes. A prática do surf de ondas de grandes apenas poderá acontecer nos "dias úteis no período compreendido entre o nascer do Sol e as 13h00".
O mesmo despacho realça que o "não cumprimento da determinação supramencionada incorre em ilícito contraordenacional, previsto e punido pela alínea a) do n. º1 do artigo 4º do Decreto-Lei n.45/02, de 2 de março".
Através da sua página oficial na rede social Facebook, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, deixou um "agradecimento" ao Capitão do Porto da Nazaré por esta "primeira solução para abrir a Praia do Norte ao surf e aos surfistas de ondas gigantes".
Walter Chicharro referiu ainda que a autarquia da Nazaré aguarda "resposta à proposta para os dias de free surf que apresentámos à Direção-Geral da Saúde".
Trata-se de um Plano de Contingência, apresentado no passado mês de novembro, e que foi elaborado com a colaboração das forças de segurança e socorro do concelho. No documento apresentado, solicita-se às autoridades de saúde que 2500 pessoas possam aceder à zona do Canhão do Nazaré nos dias de ondas grandes.
Assistência essa, que segundo o Plano de Contingência, ficará distribuída pela "zona do farol, da encosta e no areal da própria praia.”
Com o regresso do surf de ondas grandes à emblemática Praia do Norte, relembramos que não precisas de sair de casa para ver a ação dos melhores big riders do mundo. Podes acompanhar toda a ação através de 3 Live Cams localizadas na Nazaré.
Para além das Live Cams da Praia do Norte Panorâmica e Praia do Norte, a estas junta-se a nova Live Cam instalada no Porto de Abrigo da Nazaré, que oferece uma nova perspetiva da gigante onda nazarena.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaLeo Domingos
-
FonteRedação
