Homepage
- Depois de vários dias de um sol de inverno, no domingo a chuva regressou.
-
-
Foi um fim-de-semana bastante frio, aquele que agora terminou. O último fim-de-semana de 2020 bateu mesmo recordes negativos de temperatura, com várias regiões a registarem as temperaturas mais baixas do ano. Em alguns pontos do país os termómetros desceram até aos 5 graus negativos durante a noite e ocorreu formação de geada.
Apesar de terem sido dois dias bem distintos, com o sábado mais soalheiro e com o domingo a ver o regresso da chuva, em ambos o frio fez-se sentir como ainda não tinha acontecido este ano. O frio prolongou-se da noite de sábado até à madrugada deste domingo com mínimas negativas em vários locais do continente, como a Serra da Estrela, Bragança, Viseu, Évora, Leiria e Santarém.
Apesar de não terem registado temperaturas abaixo de zero, os distritos do Porto, Lisboa e Faro também sentiram o frio. No Porto a mínima foi de 1 grau, em Lisboa 3 e Faro 4. De acordo com o IPMA, esta massa de ar frio é proveniente de um anticiclone a norte dos Açores.
Entretanto, depois de vários dias de um sol de inverno, no domingo a chuva regressou e lançou o aviso para aquilo que vai ser a última semana do ano. À chuva juntou-se o vento forte, agitação marítima e probabilidade de queda de neve até ao final desta segunda-feira, segundo indicação do IPMA.
Existe a possibilidade de queda de neve acima de 1400/1600 metros (Serra da Estela), temporariamente acima de 1000/1200 metros na região Norte (Serra da Peneda Gerês). Já o vento vai soprar moderado a forte e a temperatura vai manter-se fria. Para segunda e terça-feira está também previsto o aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste a Norte do Cabo Raso com 5 a 7 metros (com 12 a 14 metros de altura máxima), a sul do Cabo Raso com ondas de noroeste até 4 metros de altura.
Há também a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem, e a possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
