Homepage

  • Obras-primas da natureza em perigo devido às alterações climáticas diz relatório
    03 dezembro 2020
    arrow
    arrow
  • As alterações climáticas representam um risco muito elevado ou elevado para 83 dessas maravilhas naturais.
  • Ontem, através da divulgação de um relatório, a União Internacional para a Conservação da Natureza alertou para o facto das obras-primas da natureza estarem em risco por causa das alterações climáticas.

    Cerca de um terço dos 252 sítios naturais classificados como Património Mundial pela UNESCO estão actualmente ameaçados pelas alterações climáticas, que destronam as espécies invasoras e exógenas no topo dos perigos para estes espaços naturais excepcionais, sublinhou no novo relatório a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN)​, que reúne mais de 1400 organizações e governos.

    A Grande Barreira de Coral, a maior estrutura criada por organismos vivos no planeta Terra, ameaçada pelo aquecimento do oceano e pela acidificação das águas, mantém-se na lista dos sítios classificados como “críticos”, bem como áreas protegidas do México no golfo da Califórnia, segundo a IUCN.

    No total, são 94 sítios que actualmente correm riscos significativos ou críticos, devido a factores como o turismo, caça, incêndios, poluição aquática, mais 32 do que quando da publicação do relatório anterior, deste género, em 2017.

    Cerca de um terço dos locais corre risco significativo e estima-se que 7% esteja agora num estado crítico que significa que são necessárias medidas urgentes de conservação suplementares e em grande escala para serem salvos. As alterações climáticas representam um risco muito elevado ou elevado para 83 dessas maravilhas naturais.

    O relatório “revela as transformações que as alterações climáticas provocam nestes sítios naturais classificados”, do degelo dos glaciares ao branqueamento dos corais, passando por secas e incêndios, “cada vez mais frequentes e mais graves”, sublinhou o director geral da IUCN, Bruno Oberlé, em comunicado.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Natureza
  • Ecossistema
  • Meio Ambiente
  • Aquecimento global
  • Alterações climáticas
  • Mar
  • Oceano
  • Relatório
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 06
Chuva deve regressar esta semana e temperaturas voltam a descer
fevereiro 06
Gustavo Ribeiro é vice-campeão do mundo de skate
fevereiro 06
Farol do Cabo de São Vicente alvo de profunda restauração
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!