Homepage
- A cada 20 anos, os planetas de Júpiter e Saturno alinham-se, mas esta será a maior aproximação nos últimos 400 anos.
-
-
Esta segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020, para além de assinalar-se o início do inverno no hemisfério norte, será também marcada por um raro fenómeno astronómico.
Falamos do maior alinhamento entre os dois maiores planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno, nos últimos 400 anos. É a chamada 'Grande Conjunção', isto apesar das posições de Júpiter e Saturno alinharem-se no céu a cada 20 anos. Porém, desta vez os dois planetas vão estar muito próximos.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, "desde há alguns meses que os dois planetas se vêm a aproximar no céu", pelo que neste dia 21 de dezembro vão atingir o seu maior ponto de aproximação, "aparecerão tão próximos um do outro que se estendermos o braço, a largura do dedo mindinho cobrirá facilmente os dois planetas no céu".
Esta aproximação fará com que os dois planetas formem um ponto, parecendo um só. Depois, Júpiter e Saturno vão-se afastar "muito lentamente".
Dada a iluminação que este fenómeno poderá provocar no céu noturno e uma vez que, por coincidência, ocorre em pleno período do Natal, falou-se nos últimos dias na recriação da Estrela de Belém que, segundo a Bíblia, guiou os três reis magos até ao local onde Jesus Cristo nasceu.
No entanto, Pedro Garcia, técnico do Observatório Astronómico de Santana (Açores), explicou à agência noticiosa Lusa que as coisas não serão bem assim
O astrónomo e matemático Johannes Kepler, no século XVII, “sugeriu que o que está descrito da Estrela de Belém tenha sido uma conjunção, mas não me parece que seja nada disso, até porque o efeito não será semelhante à descrição da Estrela de Belém”, desmistifica.
Nesta noite de 21 de dezembro, se a meteorologia ajudar e o céu estiver limpo, poderemos observar o fenómeno a olho nu, mas também com recurso a telescópios ou binóculos.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a 'Grande Conjunção' ocorrerá pelas 18h37, hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores, sendo que os dois planetas vão estar durante 2h20 acima do horizonte após o pôr do sol.
A mesma entidade explica que os "dois planetas serão visíveis muito brilhantes e encontram-se no lado sudoeste perto do horizonte".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
