Homepage

  • Primeira noite de inverno vai ser iluminada pelo maior alinhamento entre Júpiter e Saturno em 400 anos
    21 dezembro 2020
    arrow
    arrow
  • A cada 20 anos, os planetas de Júpiter e Saturno alinham-se, mas esta será a maior aproximação nos últimos 400 anos.
  • Esta segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020, para além de assinalar-se o início do inverno no hemisfério norte, será também marcada por um raro fenómeno astronómico.

    Falamos do maior alinhamento entre os dois maiores planetas do sistema solar, Júpiter e Saturno, nos últimos 400 anos. É a chamada 'Grande Conjunção', isto apesar das posições de Júpiter e Saturno alinharem-se no céu a cada 20 anos. Porém, desta vez os dois planetas vão estar muito próximos.

    Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, "desde há alguns meses que os dois planetas se vêm a aproximar no céu", pelo que neste dia 21 de dezembro vão atingir o seu maior ponto de aproximação, "aparecerão tão próximos um do outro que se estendermos o braço, a largura do dedo mindinho cobrirá facilmente os dois planetas no céu". 

    Esta aproximação fará com que os dois planetas formem um ponto, parecendo um só. Depois, Júpiter e Saturno vão-se afastar "muito lentamente".

    Dada a iluminação que este fenómeno poderá provocar no céu noturno e uma vez que, por coincidência, ocorre em pleno período do Natal, falou-se nos últimos dias na recriação da Estrela de Belém que, segundo a Bíblia, guiou os três reis magos até ao local onde Jesus Cristo nasceu.

    No entanto, Pedro Garcia, técnico do Observatório Astronómico de Santana (Açores), explicou à agência noticiosa Lusa que as coisas não serão bem assim

    O astrónomo e matemático Johannes Kepler, no século XVII, “sugeriu que o que está descrito da Estrela de Belém tenha sido uma conjunção, mas não me parece que seja nada disso, até porque o efeito não será semelhante à descrição da Estrela de Belém”, desmistifica.

    Nesta noite de 21 de dezembro, se a meteorologia ajudar e o céu estiver limpo, poderemos observar o fenómeno a olho nu, mas também com recurso a telescópios ou binóculos. 

    De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, a 'Grande Conjunção' ocorrerá pelas 18h37, hora de Portugal Continental, menos uma hora nos Açores, sendo que os dois planetas vão estar durante 2h20 acima do horizonte após o pôr do sol.

    A mesma entidade explica que os "dois planetas serão visíveis muito brilhantes e encontram-se no lado sudoeste perto do horizonte".

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Observatório Astronómico de Lisboa
  • Sistema Solar
  • Júpiter
  • Saturno
  • Astronomia
  • Observação
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 04
Francisco Cruz no pódio do Euromasters 2023
dezembro 04
Boas ondas na visita da Matosinhos Surf School Cup 2023 à Praia do Aterro
dezembro 04
Calili sagra-se campeão nacional de SUP Wave
dezembro 04
Gustavo Ribeiro alcança 3º lugar na final da SLS Super Crown
dezembro 04
Recolhidos 480 kg de resíduos em ação de limpeza da Praia da Vieira
dezembro 03
Piscina de ondas artificiais Wavegarden vai ser construída em Óbidos
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18