Homepage

  • Ano de 2021 vai começar ainda mais frio
    30 dezembro 2020
    arrow
    arrow
Tags
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e a depressão Bella são os responsáveis pelo tempo frio em Portugal.
  • O frio já se faz sentir um pouco por todo o país, mas os termómetros vão continuar com temperaturas bem baixas nos primeiros dias do novo ano. A entrada em 2021 em Portugal continental vai ficar marcada pelo tempo frio, devido à ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e à depressão Bella, de acordo com o IPMA.

    Segundo uma nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgada na terça-feira, a previsão de fim de ano assinala que a depressão Bella originará um fluxo de norte que transportará uma massa de ar frio sobre o território continental nos próximos dias, esperando-se a continuação do tempo frio pelo menos até ao dia 1 de janeiro.

    O anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e a depressão Bella, que se irá deslocar para a região da Escandinávia, passando pelo norte de França, são os responsáveis pelo tempo frio em Portugal. Segundo o organismo, a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15 graus em praticamente todo o território até ao final do ano.

    Na Beira Baixa, Beira Alta e Trás-os-Montes e Alto Douro a máxima deverá variar aproximadamente entre os 3ºC e os 10°C e a mínima entre os -4 e os -1°C, prevendo-se para estas regiões as temperaturas mais baixas. Já nas regiões mais próximas do litoral, as temperaturas mínimas deverão variar aproximadamente entre os 3ºC e os 9°C.

    Entre 28 a 31 de dezembro, prevê-se ainda precipitação em regime de aguaceiros, que serão de neve de um modo geral acima de 800/1000 metros de altitude, variando a cota ao longo da semana nas serras do Norte e Centro, com a passagem de nova superfície frontal fria no final de dia 30 e início de dia 31.

    Espera-se ainda formação de gelo ou geada em especial nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal. O vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se do quadrante norte ao longo da semana, por vezes forte com rajadas até 70km/h, tal que a intensificação do vento irá provocar um aumento do desconforto térmico.

    O ano de 2021 vai começar nos Açores com um agravamento do tempo, estando previstos períodos de chuva no grupo Ocidental que vão estender-se ao longo do dia 1 (sexta-feira) pelo arquipélago. “Um anticiclone centrado a norte do arquipélago dos Açores condicionará o estado do tempo até ao dia 31, prevendo-se que o céu se apresente com abertas e que ocorram alguns aguaceiros fracos e pouco frequentes”, frisam. Já no dia 01, “com a aproximação de um sistema frontal, espera-se um agravamento do estado do tempo, com períodos de chuva a começar nas ilhas do grupo Ocidental e a estender-se ao longo do dia pelo restante arquipélago”.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • 2021
  • Chuva
  • Frio
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 04
Criados dispositivos que geram energia elétrica a partir das ondas
março 04
Previsão de chuva deixa 6 distritos sob aviso amarelo
março 03
Chuva regressa esta quinta-feira: 3 distritos sob aviso amarelo
março 04
Wave by Wave de Zé Ferreira em organização mundial de Surf Terapia
março 04
FPS e AESDP pedem regresso à atividade do ensino do surfing
março 04
Surfista em dificuldades auxiliada no Guincho
março 04
Forte sismo sentido na Nova Zelândia: aviso de tsunami já foi levantado