Homepage

  • Ano de 2021 vai começar ainda mais frio
    30 dezembro 2020
    arrow
    arrow
Tags
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • O anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e a depressão Bella são os responsáveis pelo tempo frio em Portugal.
  • O frio já se faz sentir um pouco por todo o país, mas os termómetros vão continuar com temperaturas bem baixas nos primeiros dias do novo ano. A entrada em 2021 em Portugal continental vai ficar marcada pelo tempo frio, devido à ação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e à depressão Bella, de acordo com o IPMA.

    Segundo uma nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) divulgada na terça-feira, a previsão de fim de ano assinala que a depressão Bella originará um fluxo de norte que transportará uma massa de ar frio sobre o território continental nos próximos dias, esperando-se a continuação do tempo frio pelo menos até ao dia 1 de janeiro.

    O anticiclone localizado a noroeste do arquipélago dos Açores e a depressão Bella, que se irá deslocar para a região da Escandinávia, passando pelo norte de França, são os responsáveis pelo tempo frio em Portugal. Segundo o organismo, a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15 graus em praticamente todo o território até ao final do ano.

    Na Beira Baixa, Beira Alta e Trás-os-Montes e Alto Douro a máxima deverá variar aproximadamente entre os 3ºC e os 10°C e a mínima entre os -4 e os -1°C, prevendo-se para estas regiões as temperaturas mais baixas. Já nas regiões mais próximas do litoral, as temperaturas mínimas deverão variar aproximadamente entre os 3ºC e os 9°C.

    Entre 28 a 31 de dezembro, prevê-se ainda precipitação em regime de aguaceiros, que serão de neve de um modo geral acima de 800/1000 metros de altitude, variando a cota ao longo da semana nas serras do Norte e Centro, com a passagem de nova superfície frontal fria no final de dia 30 e início de dia 31.

    Espera-se ainda formação de gelo ou geada em especial nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal. O vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se do quadrante norte ao longo da semana, por vezes forte com rajadas até 70km/h, tal que a intensificação do vento irá provocar um aumento do desconforto térmico.

    O ano de 2021 vai começar nos Açores com um agravamento do tempo, estando previstos períodos de chuva no grupo Ocidental que vão estender-se ao longo do dia 1 (sexta-feira) pelo arquipélago. “Um anticiclone centrado a norte do arquipélago dos Açores condicionará o estado do tempo até ao dia 31, prevendo-se que o céu se apresente com abertas e que ocorram alguns aguaceiros fracos e pouco frequentes”, frisam. Já no dia 01, “com a aproximação de um sistema frontal, espera-se um agravamento do estado do tempo, com períodos de chuva a começar nas ilhas do grupo Ocidental e a estender-se ao longo do dia pelo restante arquipélago”.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • 2021
  • Chuva
  • Frio
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
fevereiro 01
Surf nacional lamenta perda de Pedro Lacerda
fevereiro 03
Lucas Fink, de Ipanema para as ondas grandes da Nazaré com a prancha de skimboard: 'Se o teu sonho não te dá medo, não estás a sonhar alto'
fevereiro 03
Sol e temperaturas acima dos 20ºC no primeiro fim de semana de fevereiro
fevereiro 03
Está a chegar o Circuito Regional de Surf do Sul 2023!
fevereiro 02
Tempo frio ainda deixa três distritos sob aviso amarelo
fevereiro 02
Praia da Empa coroou vencedores do Science Ericeira 2022
fevereiro 01
FUEL TV assegura transmissão do Winter Dew Tour 2023 à escala global