Homepage

  • Depressão Dora a caminho: Traz mau tempo e muita agitação marítima
    03 dezembro 2020
    arrow
    arrow
  • Os efeitos da depressão vão começar a ser sentidos a partir da tarde desta quinta-feira, segundo o IPMA.
  • Depois de dias solarengos acompanhados de temperaturas amenas, a semana vai acabar com o agravamento do estado do tempo e do mar devido aos efeitos da depressão Dora.

    Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referiu que a depressão Dora, que está associada a uma superfície fria, vai fazer-se sentir a partir da tarde desta quinta-feira, dia 3 de dezembro, e atravessar todo o território continental durante o dia de sexta-feira, sendo que o mau tempo deverá permanecer até domingo, dia 6 de dezembro.

    "Os efeitos desta depressão no território continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, prolongando-se até ao início de sábado com rajadas até 80 quilómetros por hora no litoral oeste e até 95 quilómetros por hora nas terras altas, tendo sido emitido aviso amarelo para vários distritos", é referido.

    De acordo com o IPMA, está também previsto um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final do dia de hoje, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso laranja.

    O IPMA adianta também que a depressão está associada uma superfície frontal fria, dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros.

    Por causa desta situação o IPMA emitiu aviso amarelo de neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para sexta-feira.

    "Devido ao transporte de uma massa de ar frio na circulação conjunta da depressão com um anticiclone localizado a noroeste dos Açores, prevê-se também uma descida de temperatura até sábado, que associada à intensificação do vento, irá provocar um aumento do desconforto térmico", adianta ainda o IPMA.

    A mesma entidade colocou para sexta-feira toda a costa de Portugal Continental, do norte da Madeira e Porto Santo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte. No caso dos distritos de Lisboa e Leiria o alerta será maximo, no caso o aviso vermelho.

    Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal, Beja e Faro estarão sob aviso laranja entre as 00h00 de sexta-feira e as 17h00 de sábado.

    Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

    Também a costa norte da ilha da Madeira e do Porto Santo vão estar com o aviso laranja, entre as 03h00 de sábado e as 05h00 de domingo, por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de norte com 5 a 6 metros.

    Ainda por causa do estado do mar, o IPMA colocou já hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 00h00 de sexta-feira.

    Entretanto, entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, vão estar sob aviso amarelo (menos grave) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas.

    O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00h00 e as 18h00 de sexta-feira.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • meteorologia
  • Temperatura
  • ipma
  • depressão
  • Depressão Dora
  • Portugal
  • Portugal Continental
  • Aviso Amarelo
  • Aviso Laranja
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 20
Sete raias mantidas em cativeiro foram devolvidas ao mar das Berlengas
outubro 18
Praia da Arriba coroou os campeões nacionais de skimboard de 2021
outubro 20
Joel Rodrigues apurado diretamente para a ronda 3 do Frontón King no Open
outubro 19
Joel Rodrigues, o bodyboarder português que enfrenta o Frontón em busca do título mundial júnior
outubro 20
Tomás Lacerda é o primeiro campeão nacional de SUP Downwind
outubro 19
A Vaga Gigante está de regresso e o período de espera já começou!
outubro 18
Bodyboarders profissionais homenagearam o malogrado Tom Morey