Homepage
- Estes efeitos são causados pela tempestade Bela, que se deverão manter até quarta-feira.
-
-
A costa portuguesa está a ser esta segunda-feira atingida por uma enorme ondulação, que está a deixar vários distritos em alerta. Trata-se de uma ondulação marcada acima dos 5 metros, com o IPMA a avançar a possibilidade ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.
Em cinco dos sete distritos referenciados pelo IPMA o aviso laranja vigora entre a meia-noite desta segunda-feira e as 11 horas de terça-feira. São eles Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo. Já em Leiria e Lisboa o aviso laranja por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste de cinco a 13 metros de altura, vigora entre as 6 horas de segunda-feira e as 11 de terça-feira.
No entanto, esta ondulação faz-se acompanhar de vento muito forte, o que dá os contornos de tempestade às enormes vagas que vão chegar nas próximas horas. Trata-se de vento do quadrante oeste, a soprar moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 90 km/h.
Ainda assim, é possível que os últimos dias do ano sejam marcados por ondas de qualidade, aproveitando os resquícios desta enorme ondulação, uma vez que o vento vai soprar fraco um pouco por toda a costa na quarta-feira e quinta-feira. Deverá mesmo ser uma despedida de 2020 em grande para os surfistas portugueses.
Estes efeitos são causados pela tempestade Bela, que, segundo a agência espanhola de meteorologia, vem da Islândia e intensificou-se nas últimas horas. Os seus efeitos poder-se-ão fazer sentir a partir de domingo e até quarta-feira na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
