Homepage

  • Passadiço da Praia de Angeiras em risco por causa da erosão costeira
    09 novembro 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A água do mar já chegou à travessia, mas não com a força suficiente para a partir ou estragar.
  • Uma parte do passadiço da Praia de Angeiras, em Matosinhos, está "em risco" devido à erosão costeira provocada pela construção do quebra-mar daquela zona piscatória, sendo "urgente" a reposição de areias, alertou uma associação ambientalista.

    Com parte da sua estrutura "exposta", esta travessia pedonal poderá sofrer danos graves ou, em limite, colocar em causa a integridade física das pessoas, em caso de uma intempérie mais grave, avisou o presidente da Associação Década Reversível (ADERE), Humberto Silva.

    Esta situação é consequência da construção do Portinho de Angeiras, que arrancou em 2017 neste concelho do distrito do Porto, e que afetou a dinâmica sedimentar normal daquela praia, explicou.

    As areias deixaram de chegar e, dessa forma, expuseram a estrutura do passadiço que, com o tempo, se vai agravando, vincou.

    Isto era algo previsto no Estudo de Impacte Ambiental (EIA), mas ficou igualmente estabelecido que, a verificar-se tal, deveriam ser repostas as areias, disse.

    "É urgente que sejam rapidamente repostas as areias para esta situação não escalar", considerou Humberto Silva.

    A água do mar já chegou à travessia, mas não com a força suficiente para a partir ou estragar, algo que poderá vir a acontecer em caso de intempéries, advertiu.

    O presidente da ADERE adiantou que, naquela zona, havia sido colocado um enrocamento (proteção contra a erosão) para segurar as areias e que estava a resultar.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • matosinhos
  • Passadiço
  • Erosão costeira
  • Praia de Angeiras
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 28
Microplásticos estão a afetar as aves marinhas mostra estudo com investigadores dos Açores
março 27
O domingo de Gabriela Dinis: de eliminada ao início da tarde à festa da vitória no pôr do sol do Cabedelo
março 27
O campeão nacional ganhou na Figueira com reviravolta: 'Acho que se mostrou, isto é o Gui Ribeiro'
março 27
Circuito Nacional de Bodyboard 2023 em contagem decrescente para o arranque
março 27
Navio que se incendiou ao largo da Foz do Douro foi deslocado para águas internacionais
março 27
Frederico Morais apresenta projeto pessoal para jovens surfistas com o apoio do MEO
março 27
Caparica recebe etapa portuguesa do Rip Curl GromSearch 2023