Homepage
- A Autoridade Marítima Nacional recomenda que seja desligado o motor das embarcações em caso de interação ou avistamento de orcas.
-
-
Nas últimas semanas têm surgido, na Península Ibérica, alguns relatos sobre embates de grupos de orcas em embarcações.
Por forma a evitar que tais situações sejam repetidas, a Autoridade Marítima Nacional emitiu, ontem ao final da tarde, uma nota informativa no seu sítio de internet onde "alerta os navegantes para os cuidados a ter e o que fazer em caso de interação ou avistamento de orcas, as quais podem ocorrer ao largo da costa portuguesa".
Desta forma, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas indicam que em caso de avistamento ou interação com um grupo de orcas seja "desligado o motor da embarcação, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir as estruturas móveis das embarcações".
A Autoridade Marítima Nacional explica que a "interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
