Homepage

  • WCT e a pandemia: A Austrália como questão central da temporada  
    13 novembro 2020
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    wsl
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Poderá estar já a ser estudada a criação de uma “bolha” para os surfistas da elite mundial.
  • A WSL está a postos para o arranque da temporada de 2021 do circuito mundial, mas, apesar de todo o entusiasmo, há ainda quem tenha algumas dúvidas quanto ao sucesso da missão de colocar o WCT em pleno funcionamento. Numa semana em que tudo se centrou no anúncio da etapa final ser em Trestles, há quem olhe para o arranque do campeonato como a fase decisiva para perceber sequer se campeões irão ser coroados na mítica onda californiana.

    O insuspeito Sean Doherty, um dos mais conceituados jornalistas de surf do Mundo, questionou, na sua rubrica semanal no site Coastalwatch, a possibilidade de a perna australiana, que se seguirá ao arranque de época no Havai e Estados Unidos, ser determinante para o Tour ter pernas para andar.

    A esta opinião junta-se ainda a certeza dada por um dos mais veteranos surfistas do WCT, Adrian “Ace” Buchan, que garantiu não marcar presença em Pipe, na primeira etapa do ano. O surfista australiano é um dos muitos que sempre correu o Tour com a família ao lado, algo que vai deixar de acontecer devido à pandemia. Assim, Ace prefere ver como as coisas correm em Pipeline para depois ir a Sunset e Santa Cruz. “Estou numa posição de escolher entre a minha família e a minha carreira. Por isso, decidi não ir a Pipe e, se tudo correr bem, depois vou a Sunset e Santa Cruz”, frisou.

    Estas decisões prendem-se também com o fator logísticos que estão por trás das longas viagens que surfistas australianos, por exemplo, terão de fazer até ao Havai, não havendo nunca a possibilidade de fazer voos diretos. “Ainda existem 25 mil pessoas espalhadas pelo Mundo à espera de regressar a casa e o risco é ficarmos retidos no regresso. Há imensas pessoas a ficarem sem voos. Penso que o plano passa por a seguir a Santa Cruz meter todos os australianos num voo para regressarem a casa”, sublinhou Ace.

    Ainda assim, mesmo perante o dilema de alguns surfistas parece certo que a primeira perna do Tour vai mesmo em frente. Depois de cumpridas as três primeiras provas, e com a etapa portuguesa já adiada, seguem-se três provas na Austrália, um dos países com menos casos, mas também devido às apertadas medidas de segurança. Ainda deverá ser incerto a realização das etapas de Snappers, Bells e West Oz, uma vez que surfistas de todo o Mundo terão de viajar para a Austrália. E falamos de três dos pontos do planeta mais afetados pela pandemia: Brasil, Europa e Estados Unidos.

    Ora, para Doherty esta será a parte crucial da temporada, pois se a perna australiana for cancelada poderá ganhar força a possibilidade de o Tour não terminar, embora existam ainda muitas mais paragens pela frente. Tahiti ou Brasil, por exemplo, parecem ser paragens certas. Ainda assim, a WSL já deverá ter vários planos em cima da mesma e, mesmo o surf não tendo o poderio financeiro de outros desportos como a F1, o Moto GP ou o ténis, poderá estar já a ser estudada a criação de uma “bolha” para os surfistas da elite mundial. Só o andamento da temporada e a realização das primeiras provas poderão mostrar que tipo de circuito teremos em 2021…

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Sean Doherty
  • Ace Buchan
  • WCT
  • Fotografia
    wsl
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 15
Nasceu a Matosinhos Surf School Cup: a nova competição para as escolas de surf do concelho
outubro 15
Faleceu Tom Morey, o Pai do Bodyboard
outubro 15
Recolhidos 10 kg de lixo marinho na Praia do Samouco (Galeria Fotos)
outubro 15
Reserva Mundial de Surf da Ericeira comemorou 10º aniversário
outubro 15
'EDP Surf for Tomorrow' - A viagem às Maldivas
outubro 15
Nuno Vitorino recebe prémio do Comité Paralímpico de Portugal
outubro 15
Fim de semana chega com tempo mais cinzento e regresso da chuva nas regiões Norte e Centro