Homepage
- A decisão foi determinada pelo Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
-
-
Um despacho emitido esta quarta-feira pela Capitania do Porto da Nazaré dá conta da decisão da Direção-Geral da Saúde de interditar a Praia do Norte por tempo indeterminado à prática de "free surf e tow-in", devido ao atual contexto de calamidade, de forma a evitar a aglomeração de pessoas no local.
Esta decisão foi determinada pelo Delegado de Saúde Regional da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, "devido à promoção da aglomeração de público, que constitui um risco acrescido para a Saúde Pública", pode ler-se no despacho assinado pelo capitão do Porto da Nazaré, José António Zeferino Henriques.
Trata-se de uma interdição que, de acordo com informação do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré ao MEO Beachcam, apenas se destina à prática do surf de ondas grandes. O acesso à Praia do Norte continua também autorizado aos cidadãos.
O mesmo despacho refere que quem não cumprir esta determinação incorre numa contraordenação.
Fonte da Capitania do Porto da Nazaré confirmou ao MEO Beachcam que o despacho já está em vigor, sendo que a interdição irá prolongar-se até existirem ordens em contrário por parte das autoridades de saúde.
Já fonte da Câmara Municipal da Nazaré revelou, numa primeira reação a esta situação, que a autarquia olha com "apreensão e preocupação" para o sucedido.
Recorde-se que na semana passada a Praia do Norte recebeu uma enorme ondulação que proporcionou algumas das maiores sessões já por ali vistas. O mesmo fez com que muito público marcasse presença no local, originando os tais aglomerados que a Direção-Geral da Saúde quer agora evitar.
Resta perceber até quando se mantém esta interdição, numa altura em que os principais big riders mundiais estão no nosso país para a temporada de inverno de surf de ondas grandes. Em risco pode estar também a realização do Nazaré Tow Surfing Challenge, cujo período de espera arrancou na segunda-feira, prolongando-se até 31 de março de 2021.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaLeo Domingos
-
FonteRedação
