Homepage
- A declaração foi assinada por mais de duas dezenas de surfistas, incluindo Maya Gabeira e Lucas Chumbo, entre outros.
-
-
O surf de ondas grandes na Nazaré continua interdito desde a famosa sessão considerada por muitos como a maior de sempre. Apesar da autarquia nazarena já ter apresentado um plano de contingência às autoridades competentes, ainda não há luz verde para o regresso da ação na Praia do Norte. Agora, são os surfistas que pedem para que os deixem trabalhar.
“Esta é nossa vida e o nosso sustento. Por favor, deixem-nos surfar.” Terá sido este o pedido feito por vários surfistas que fazem das ondas da Nazaré o seu campo de treinos e de trabalho, numa declaração assinada tanto por surfistas portugueses, como por surfistas estrangeiros, que desejam regressar com a maior brevidade possível à ação.
“A aglomeração de multidões na falésia foi inesperada, mas temos a certeza de que não foi nossa culpa. Por isso, sentimos que a punição da proibição foi mal direcionada”, alegam os surfistas, segundo reporta o “Jornal de Leiria”, que teve acesso a este documento.
A declaração foi assinada por mais de duas dezenas de surfistas, incluindo Maya Gabeira, Lucas Chumbo, Ian Cosenza, Sebastian Steudtner, Michelle des Bouillons, Ale Marciano, António Cardoso e Toby Cunningham, entre outros.
“Ansiosos para encontrar um compromisso que beneficie todos”, querem “continuar a surfar e a trabalhar”, frisando que a centena de pessoas, entre surfistas, pilotos de jet-ski, equipas de segurança e de imagem, estavam naquele 29 de Outubro na água “a trabalhar” e “arriscando” as vidas numa das condições mais intensas já vividas no planeta.
A prática de tow-in na Praia do Norte está interdita há várias semanas, por ordem da DGS e com o Capitão do Porto da Nazaré a referir, na altura, que a atividade na Praia do Norte promove a “aglomeração de público, o que constitui um risco acrescido para a saúde pública” no atual contexto de pandemia.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
Fotografiawsl/André Bernardo
-
FonteRedação
