Homepage
- Com a tempestade Theta, passaram a ser 29 as tempestades nomeadas em 2020.
-
-
Que o ano de 2020 está a ser muito diferente do habitual, já todos sabem. E quando pensamos que já nada pode surpreender, eis que surge algo que dá um carácter ainda mais diferente a este ano pandémico.
Desta feita, 2020 será também recordado como o ano que estabeleceu um novo recorde de tempestades.
Das 28 tempestades nomeadas em 2005, entre as quais consta o furacão Katrina que devastou a cidade norte-americana de Nova Orleães, passamos agora a 29 tempestades nomeadas em 2020 e o número promete não ficar por aqui.
O recorde foi superado na passada semana com a tempestade Theta, cujo os seus efeitos foram sentidos na ilha da Madeira. Passada a Theta, está já aí o furacão Lota, que dirige-se para a América de Central. Com ventos de 245 quilómetros por hora e categoria 5, a máxima, este furacão deverá aproximar-se da costa de Nicarágua esta noite, sendo a região nordeste aquela que poderá vir a ser mais afectada.
As tempestades neste ano de 2020 já foram tantas, que os meteorologistas já esgotaram os nomes em inglês e tiveram de recorrer ao alfabeto grego, passando de Alfa para Eta.
Para já a comunidade científica não tem certezas se as alterações climáticas, nomeadamente através do aquecimento global, são a principal causa para este fenómeno.
Importa ainda referir que uma tempestade é nomeada a partir do momento em que o vento atinge velocidades superiores a 60 quilómetros por hora, podendo depois evoluir para furacão.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
