Homepage
- A Autoridade Marítima Nacional recomenda o afastamento de zonas costeiras.
-
-
Nas últimas horas tem-se assistido a um agravamento do estado do tempo no território continental devido aos efeitos da passagem da depressão Alex. Como tal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou vários distritos em aviso amarelo.
Aviso esse que é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Desde logo, 12 distritos estão debaixo de aviso amarelo devido à previsão de vento forte. São esperadas rajadas que podem atingir os 90/110 quilómetros por hora nas terras altas, sendo que os distritos em alerta são: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Lisboa.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, até às 06h00 de sábado.
Em comunicado divulgado ontem, a Autoridade Marítima Nacional explicou que a agitação marítima esperada, decorrente da depressão Alex, poderá criar ondas de seis metros, cuja duração poderá ser "entre os 10 e os 12 segundos".
Tal situação levou a Autoridade Marítima Nacional a recomendar, sobretudo nas regiões costeiras no Norte e Centro do país, que se evite passeios "junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
