Homepage

  • Surf foi destaque na passagem da Semana Europeia do Desporto por Viana do Castelo
    16 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Surf Clube de Viana
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Desde 2015 que o Surf Clube de Viana organiza regionalmente a Semana Europeia do Desporto.
  • Experiências de surf e atividades outdoor com associações locais, experiências de surf social para pessoas com mais de 50 anos e experiências de surf para pessoas com deficiência foram os grandes destaques do programa de Viana do Castelo na 6ª Semana Europeia do Desporto (SED).

    Este programa regional de três dias, 25, 26 e 27 de setembro, foi organizado pelo Surf Clube de Viana (SCV) em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e com o apoio da Federação Portuguesa de Surf (FPS), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da World Surf Cities Network e de Marta Paço, atleta do SCV e embaixadora #BeActive pelo segundo ano consecutivo.

    O SCV, desde 2015, organiza regionalmente a SED. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, apostou num formato virtual e presencial para passar a mensagem #BeActive − “estar ativo influencia diretamente a saúde física e mental de cada um” − e garantir em todas as atividades o cumprimento das recomendações de segurança, sobretudo as da Direção-Geral de Saúde.

    No Dia Europeu do Desporto na Escola, 25 de setembro, o programa centrou-se em experiências de surf e atividades outdoor com associações locais. Também contemplou o Webinar “Desporto e Saúde Mental nos Jovens”, no qual Marta Paço e Naíde Gomes, ambas atletas e embaixadoras #BeActive, participaram.

    Nesta que foi a primeira experiência de surf da SED, organizada em conjunto com a FPS, os participantes foram alunos provenientes de associações locais parceiras: Associação TERRA, Associação Juvenil de Deão e ETAP Escola Profissional. Sendo que alguns destes alunos ainda participaram numa ação de limpeza de praia.

    Para João Aranha, presidente da FPS, as experiências de surf e SUP “não poderiam ter começado de melhor maneira. Conseguimos ter alunos de várias idades nas experiências da manhã e da tarde. Viana do Castelo tem um Centro de Alto Rendimento de Surf em pleno funcionamento desde 2013. E o Surf Clube de Viana, desde há muito, abraça o #BeActive. E, este ano, também o #BeActive foi uma aposta da Federação.”

    O dia 26, dedicado ao Desporto Sénior – SURF +, incidiu principalmente em experiências de surf social para pessoas com + de 50 anos.

    No exterior do CAR Surf de Viana, realizou-se uma Tertúlia sobre “Surf, Saúde e Bem-Estar”, que mostrou quanto o surf influencia de forma positiva a vida das pessoas em termos de saúde física e mental.

    Segundo Vítor Dias, diretor regional do Norte do IPDJ, através do surf foi possível fazer uma experiência importante que permitiu a alguns participantes experimentar uma nova modalidade e a outros revisitá-la.

    “Foi uma ótima aprendizagem também para mim”, refere e acrescenta “temos no Surf Clube de Viana um parceiro fundamental da Semana Europeia do Desporto não só a nível regional, mas também nacional, pois, este ano, também colaborou connosco na organização do Webinar “#BeActive: Desporto Outdoor”, que se realizou no dia 24. É um parceiro no qual confiamos e do qual já não prescindimos.”

    O dia seguinte, 27 de setembro, foi dedicado ao Desporto Inclusivo – SURF IN, centrando-se em experiências de surf para pessoas com deficiência em parceria com associações locais: Iris Inclusiva, ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e APPACDM.

    Destaque também, neste dia de encerramento das atividades regionais da SED, para a Tertúlia “O Surf Adaptado na Europa”, que teve por protagonistas atletas de para surfing da seleção nacional do seu país: Marta Paço (POR), Álvaro Bayona (ESP), Maximiliano Mattei (ITA) e Johannes Laing (GER).

    Para Álvaro Bayona “iniciativas locais como estas são essenciais para quebrar barreiras, aproximar, criar oportunidades e fomentar o crescimento da modalidade.”

    Maximiliano Mattei defendeu que “Viana do Castelo tem condições perfeitas para organizar provas de alta competição de diferentes modalidades para pessoas com deficiência.”

    Marta Paço considerou que este dia “foi um êxito e um contributo importante para a inclusão e para a igualdade no desporto.” Acrescentando, “além das aulas de surf adaptado, que facilitaram momentos de felicidade aos participantes, a tertúlia amplificou a perspetiva de pessoas de diferentes países, mas que se focam no mesmo objetivo: promover e dinamizar o surf adaptado.”

    Para João Zamith, presidente do SCV, “contando com o dia do Webinar #BeActive: Desporto Outdoor, foram 4 dias em pleno. Cumprimos os objetivos e garantimos atividades em segurança.”

    A Semana Europeia do Desporto, em Portugal, voltou a ter organização do IPDJ, e decorreu entre os dias 23 e 30 de setembro.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf
  • Surf Clube de Viana
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • IPDJ
  • Iniciativa
  • Fotografia
    Surf Clube de Viana
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 23
A hora vai mudar: relógios atrasam 60 minutos na madrugada de domingo
outubro 25
Rodrigo Carrajola e Jaime Bonito renovam os títulos nacionais de bodysurf
outubro 24
Do susto ao título: Joana Schenker é heptacampeã nacional de bodyboard
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 24
Guincho recebe etapa única do Nacional de Bodysurf
outubro 23
Fim de semana chega com sábado soalheiro e chuva no domingo
outubro 23
Três surfistas resgatados na Praia da Barra
pub