Homepage

  • Semana Europeia do Desporto foi surfar à Caparica
    01 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • A ação na Caparica foi precedida por iniciativas semelhantes em Viana do Castelo, Porto e Ericeira.
  • A Federação Portuguesa de Surf (FPS), em estreita colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Associação de Surf da Costa de Caparica e a Câmara Municipal de Almada, organizou, na Costa de Caparica, mais uma ação de iniciação ao surf, inserida no contexto da Semana Europeia do Desporto.

    Nesta ação, que agregou cerca de 30 praticantes, estiveram presentes a vice-presidente do IPDJ, Sónia Paixão, a diretora-regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, Eduarda Marques, a técnica superior da Divisão do Desporto Federado, Cristina Ferreira, o técnico superior da Divisão do Desporto para Todos, Gonçalo Gomes, Rita Ruaz, embaixadora #Beactive, o vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro e o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha.

    Esta ação na Costa de Caparica foi precedida por iniciativas semelhantes em Viana do Castelo, Porto e Ericeira e deverá, no balanço final, mobilizar cerca de 150 novos praticantes, naquilo que Sónia Paixão classificou como um triunfo da audácia:

    “Esta é a sexta edição da Semana Europeia do Desporto e podia ser, este ano, de mais difícil concretização mas fomos audazes, resilientes e aqui estamos. Socorremo-nos dos nossos parceiros habituais: as federações desportivas, as câmaras, os clubes e organizámos uma semana europeia com 800 atividades, em mais de 150 municípios e com balanço muito positivo.”

    A vice-presidente do IPDJ reforçou a importância do desporto, sobretudo no contexto de pandemia que atravessamos, mas não só:

    “Confiança e perseverança têm de existir, e o desporto é um ponta-de-lança que nos ajuda a atravessar esta fase crítica, sempre com respeito pelas normas da Direção-Geral da Saúde. Cuidamos de nós e dos outros ao fazer atividade física que podemos inserir no dia a dia, não só de 23 a 30 de setembro, mas ativos ao longo de todo o ano e esperamos que a mensagem ‘Be Active’ inspire a ganhar novos hábitos no dia-a-dia.”

    João Aranha, presidente da FPS enfatizou o papel das modalidades que representa no “regresso à normalidade”:

    “Mais uma vez a FPS alia-se ao IPDJ e Comissão Europeia na promoção do desporto, contribuindo para o bem-estar físico e psicológico das populações, proporcionando experiências dos nossos desportos e fazendo com que esta Semana do Desporto seja um sucesso. O surfing, mais uma vez, a mostrar que os nossos desportos estão na linha da frente para o regresso ao mar e para o regresso, o mais célere possível, à normalidade nas nossas vidas. Aproveito também para agradecer a todos os clubes envolvidos, nomeadamente o Surf Clube de Viana, Ericeira Surf Clube, Associação Onda do Norte e Associação de Surf da Costa de Caparica, e sem os quais não teria sido possível levar a cabo estas ações.”

    João Couvaneiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada e responsável, entre outras, da vereação do Desporto, elogiou o trabalho do IPDJ, Câmara e Federação, destacando as potencialidades da Costa de Caparica para este tipo de iniciativas e para o surfing em geral:

    “A Câmara Municipal é há muito parceira do IPDJ e de todos os clubes do concelho. Estamos muito apostados na promoção do desporto e por isso esta iniciativa da Semana Europeia do Desporto ‘Be Active’ é para nós absolutamente essencial. Este evento do surf associa-se muito ao que queremos fazer, de afirmar a Costa de Caparica como destino privilegiado do surf e promoção do que chamamos o ‘Lisbon Surf Spot’. Temos 13 quilómetros de praias extraordinárias para surfistas de todos os níveis.”

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf
  • semana europeia do desporto
  • IPDJ
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Câmara Municipal de Almada
  • Costa de Caparica
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 23
A hora vai mudar: relógios atrasam 60 minutos na madrugada de domingo
outubro 25
Rodrigo Carrajola e Jaime Bonito renovam os títulos nacionais de bodysurf
outubro 24
Do susto ao título: Joana Schenker é heptacampeã nacional de bodyboard
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 24
Guincho recebe etapa única do Nacional de Bodysurf
outubro 23
Fim de semana chega com sábado soalheiro e chuva no domingo
outubro 23
Três surfistas resgatados na Praia da Barra
pub