Homepage
- Franceses estão a opor-se a este projeto, tal como já fizeram com outros idênticos na região de Landes, Lacanau e Paris.
-
-
Esta semana surgiram novos desenvolvimentos na polémica que envolve o projeto de construção de um super parque aquático, com piscina de ondas, em Saint-Jean-de-Luz, na região francesa dos Pirenéus/País Basco. Milhares de pessoas já se manifestaram contra esta situação, devido ao impacto ambiental que o projeto parece ter e tendo em conta que a localidade encontra-se 1,5 km do mar.
Foram criados vários movimentos contra este surf park, havendo nesta altura uma petição a decorrer que já conta com mais de 67 mil assinaturas, depois de ter sido lançada em julho último. Um número bem elevado, tendo em conta que a própria localidade de Saint-Jean-de-Luz tem apenas 14 mil habitantes.
As notícias sobre a possibilidade da construção deste parque surgiram depois de um vereador da oposição local ter descoberto uma alteração no plano urbanístico local que fazia prever a construção de um projeto destas dimensões. Segundo alguns meios locais este surf park seria para uma grande marca de surf.
Ao que tudo indica, seria a Quiksilver que teria a intenção de fazer um mega projeto para uma piscina de ondas, em tudo idêntico às suas Boardriders. Curiosamente, uma das Boardriders originais situadas naquela região do sudoeste francês localiza-se em Saint-Jean-de-Luz.
Estima-se que o projeto inclua um gasto avultado, vá ocupar um espaço equivalente a 10 piscinas olímpicas e ter um consumo de energia altíssimo. Isto numa região que dispõe de ondas de qualidade ali mesmo ao lado. Dessa forma, os franceses estão a opor-se a este projeto, tal como já fizeram com outros idênticos na região de Landes, Lacanau e Paris.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
