Homepage
- Os cientistas estão preocupados com o fenómeno.
-
-
No planeta Terra existe um mar que é conhecido como o "local onde nasce o gelo". Falamos do Mar de Laptev, que está localizado em plena região do Ártico.
No entanto, este ano pela primeira vez desde que existem registos o Mar de Laptev ainda não iniciou o processo de congelamento no final do mês de outubro, permanecendo em estado líquido.
Por isso, os mapas que exibem o desenvolvimento do gelo apresentam uma desanimadora linha plana.
Segundo os especialistas, esta situaçao é mais uma das consequências das alterações climáticas originadas pelo ser humano.
Alterações essas que estão também a fazer com que as correntes mais temperadas do Atlântico chegam ao Ártico e interfiram com a superfície mais fria das água, o que dificulta a congelação.
Porém, um outro facto também ajuda a explicar todo este fenómeno. Falamos da onda calor que assolou a Sibéria, no norte da Rússia, fazendo com que as temperaturas tenham estado 5ºC acima dos valores normais.
De acordo com os investigadores, a situação verificada pelo efeito das alterações climáticas faz crescer a preocupação em torno da extensão de gelo do Ártico, que é cada vez mais reduzida.
Como tal, os cientistas através de modelos e dados antecipam que entre 2030 e 2050 ocorra o primeiro verão sem gelo no Ártico.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
