Homepage
- Para além dos muitos big riders já presentes na Nazaré, Kai Lenny e Lucas Chumbo também decidiram atravessar o Atlântico em busca deste muito aguardado swell.
-
-
Com a chegada da primeira grande ondulação, ontem assistimos no Canhão da Nazaré ao arranque oficial de mais uma temporada de ondas grandes, que como é hábito irá decorrer entre os meses de setembro e outubro.
Ávidos por ação da pesada, nomes como Pedro Scooby, Justine Dupont, Maya Gabeira, Sebastian Steudtner, Nic von Rupp, entre outros, não perderam tempo e saltaram para dentro do mar da Praia do Norte.
Foi o momento em que, após um longo verão, os big riders surfaram as primeiras bombas disparadas pelo Canhão, agora já reativado.
Hoje o swell baixou e deu um dia de folga aos atletas, mas as coisas prometem voltar ser explosivas ali para os lados da Nazaré nas próximas 48 horas.
Com origem nos resquícios do recente furacão Epsilon, amanhã teremos a chegada de um novo swell gigante, que aparenta ter um potencial histórico dadas as condições esperadas em termos de vento, período da vaga e ondulação.
A chegada do tão aguardado swell começará a ser sentida logo pela manhã, crescerá durante o dia e deverá atingir o seu pico já noite dentro, momento em que as previsões apontam para um período da vaga de 20/21s, uma ondulação de 5,3 metros e vento fraco.
O dia de quinta-feira ainda deverá ser melhor do que a véspera em termos de ondas gigantes, pelo que esperam-se ondas com 15/21 metros de altura e com possibilidade de alguns sets poderem vir a atingir os 30 metros (!).
Um swell que está a dar que falar na comunidade do surf de ondas grandes, pelo muitos já falam que este poderá ser uma das maiores ondulações que já passou pelo Canhão da Nazaré durante o mês de outubro.
Diz-se mesmo que um swell tão grande, limpo e favorável neste altura do ano no hemisfério norte apenas surge a cada dois anos e meio.
Como tal, para além dos muitos big riders de nomeada que já se encontram no nosso país, também iremos ter a partir de amanhã na Nazaré a presença da dupla que venceu o Nazaré Tow Surfing Challenge, no passado mês de fevereiro.
Falamos de Lucas Chumbo e Kai Lenny, que apesar do atual contexto pandémico decidiram atravessar o Atlântico na perseguição de um swell com potencial de ficar para a história.
Já sabes que podes acompanhar toda a ação através das 3 Live Cams localizadas na Nazaré: (Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte).
A estas junta-se a nova Live Cam instalada no Porto de Abrigo da Nazaré, que oferece uma nova perspetiva das incríveis ondas nazarenas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
