Homepage
- As autoridades locais estão a investigar o sucedido.
-
-
Focas, polvos e ouriços-do-mar mortos cobriram a costa da remota península de Kamtchatka, no extreme oriente da Rússia, durante vários dias, na sequência de um incidente cujo as causas estão ainda por apurar.
“Ocorreu um desastre ecológico em Kamchatka” na zona da Praia de Khalatyr (um ponto turístico popular principalmente entre os surfistas) e na baía de Avacha, no Oceano Pacífico, adianta a organização não-governamental Greenpeace, citada pela agência AFP.
As análises detetaram na água “quatro vezes mais produtos de petróleo e 2,5 vezes mais de fenol”, revela a Greenpeace, referindo que as causas da contaminação ainda não foram apuradas.
A Greenpeace disse ter contactado as autoridades para “pedir uma investigação imediata sobre as causas da poluição, uma avaliação da sua extensão e a eliminação urgente das consequências” do incidente. As autoridades locais não reportaram recentemente nenhum acidente industrial ou acontecimento incomum.
Anton Morozov, diretor da Snowave, uma das principais escolas de surf da península, publicou na sua página oficial na rede social Instagram inúmeras imagens dos danos.
Perante as centenas de milhares de visualizações e partilhas de imagens de carcaças de animais na praia, as autoridades locais publicaram pela primeira vez imagens no Instagram de uma praia ensolarada, afirmando que “a cor da água é normal, o cheiro do ar é normal, a praia está perfeitamente limpa”.
O Comité de Investigação da Rússia também prometeu uma investigação sobre o “possível desastre ecológico” no sábado.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaGreenpeace Rússia
-
FonteRedação
