Homepage

  • Matias Canhoto é campeão nacional de Surf Esperanças Sub-14
    07 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • Canhoto superou na final Tiago Guerra, que já havia sido vice-campeão nacional de Sub-12 neste ano de 2020.
  • A edição de 2020 da Porto & Matosinhos Wave Series encerrou com a realização do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14, que teve como palco a Praia Internacional do Porto e contou com a presença de 32 atletas.

    Este foi um evento que terminou, no feriado do 5 de outubro, com o triunfo de Matias Canhoto, surfista de 13 anos que superou na final Tiago Guerra, com 11 anos, que já havia sido vice-campeão nacional de Sub-12 neste ano de 2020.

    Quanto a Matias Canhoto, que apresentou um surf poderoso ao longo do evento, junta este títulos ao bicampeonato nacional de Sub-12 (2018 e 2019).

    “Foi mais um dia em que as condições do mar estiveram boas, embora com ondas mais pequenas na parte da tarde e, mesmo sem sol, o ambiente vivido na Praia Internacional do Porto foi bastante caloroso e animado. Este encerramento da Porto & Matosinhos Wave Series não poderia ter corrido melhor, realizámos com sucesso e em segurança um conjunto de provas importantes no panorama nacional e esperamos voltar no próximo ano com uma sexta edição do evento com um formato ainda mais completo, de forma a prestigiar todas as vertentes do surfing e continuar a promover as praias do Porto e Matosinhos como destinos de eleição para a prática da modalidade”, salienta Marcelo Martins, responsável pela organização da Porto & Matosinhos Wave Series.

    Segundo Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, “mesmo se em versão mais reduzida, a organização da Wave Series em 2020 constituiu um exemplo paradigmático de como é possível continuar a praticar desporto ao mais alto nível num contexto tão desafiante como aquele que vivemos atualmente. O surf foi, aliás, uma das primeiras modalidades a arrancar após o desconfinamento, transmitindo um importante sinal de esperança a todos os atletas, praticantes e demais agentes desportivos. Apesar de todas as condicionantes, tudo decorreu em segurança e pudemos acolher nas praias do Porto e Matosinhos um conjunto de provas que foram decisivas para a atribuição de alguns títulos. A par da competição, saúdo ainda a organização pelo facto de não desistir da sua intervenção social, proporcionando experiências inesquecíveis a crianças e jovens com necessidades especiais. Também neste caso, o surf pode ser um exemplo de superação.”

    Já Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, afirmou, a propósito da Wave Series, que “Matosinhos é um município que está intrinsecamente ligado com o mar. O franco crescimento do surf no nosso concelho, na sua vertente desportiva e económica, resultante da qualidade das nossas águas balneares, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de salvamento balnear e da colaboração com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e desenvolvimento da modalidade, são fatores que motivam a participação do Município de Matosinhos na realização de eventos desportivos de relevo que se relacionam com o mar. A receção de etapas de algumas das mais importantes competições nacionais de surfing constitui, assim, o reconhecimento das excelentes condições que apresentamos para a prática do surf e do investimento que a Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a fazer nas modalidades náuticas. Estamos comprometidos com este importante evento desportivo e certos de que voltará com uma nova edição no próximo ano.”

    O Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-14 foi organizado pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos, bem como da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira e contou ainda com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Competição
  • Evento
  • Surf
  • Câmara Municipal do Porto
  • Câmara Municipal de Matosinhos
  • Matias Canhoto
  • Tiago Guerra
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Porto & Matosinhos Wave Series
  • Onda Pura
  • Praia Internacional do Porto
  • Fotografia
    Tó Mané
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
novembro 29
Sporting anuncia duas contratações para o team de surf
novembro 28
Algarve eleito o 'Melhor Destino de Praia do Mundo' pela primeira vez
novembro 27
Wavegarden dos Alpes vai abrir no início de 2021
novembro 28
Governo clarifica locais onde as autocaravanas podem aparcar e pernoitar
novembro 27
Homem reavê carteira que perdeu há 25 anos numa praia australiana
novembro 27
Forte de São Miguel Arcanjo vai estar encerrado nos próximos dias
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub