Homepage

  • Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
    19 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • Os tanques da central nuclear de Fukushima estão a ficar sobrecarregados de água contaminada.
  • Aquando do acidente nuclear na central de Fukushima, que ocorreu no dia 11 de março de 2011 na sequência de um terramoto e tsunami, foram danificados três dos seis reatores da instalação.

    De modo a evitar que estes derretam é utilizada a estratégia do arrefecimento. Para tal usa-se de forma contínua água em tubos de arrefecimento. Água que após a sua utilização fica contaminada e é posteriormente armazenada em tanques. 

    Tanques, que quase 10 anos volvidos após o acidente nuclear, estão a ficar sobrecarregados. Por dia, são armazenadas 170 toneladas de água contaminada, sendo que é estimado que esteja armazenada mais de um milhão de toneladas de água contaminada. 

    Devido a esta situação, o Governo japonês colocou novamente em cima da mesa a possibilidade de libertar toda esta água radioativa no Oceano Pacífico, de modo a acelerar o velho plano de desativação da central nuclear de Fukushima.

    Isto apesar de todos os problemas que tal situação acarretaria para o ecossistema. Situação que já motivou protestos por parte da vizinha Coreia do Sul, bem como da parte de pescadores locais, que têm em risco o seu ganha-pão.

    Apesar dos intentos, o executivo nipónico não adianta em que momento poderá ser realizada esta ação. A agência de notícias Kyodo refere que até ao final do mês espera-se um anúncio oficioso por parte do Governo sobre a data em que poderá vir a ser dado o pontapé de saída desta ação.

    Em jeito de antevisão, o jornal 'Asahi' indica que seriam precisos dois anos para iniciar este processo e avisa que antes de ser libertada a água necessitaria de passar por um processo de filtração. Todo um processo que nunca demorará menos de quatro décadas a ficar concluído.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundo
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Japão
  • Ásia
  • central nuclear
  • Água radioativa
  • Oceano Pacífico
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado