Homepage
- Os tanques da central nuclear de Fukushima estão a ficar sobrecarregados de água contaminada.
-
-
Aquando do acidente nuclear na central de Fukushima, que ocorreu no dia 11 de março de 2011 na sequência de um terramoto e tsunami, foram danificados três dos seis reatores da instalação.
De modo a evitar que estes derretam é utilizada a estratégia do arrefecimento. Para tal usa-se de forma contínua água em tubos de arrefecimento. Água que após a sua utilização fica contaminada e é posteriormente armazenada em tanques.
Tanques, que quase 10 anos volvidos após o acidente nuclear, estão a ficar sobrecarregados. Por dia, são armazenadas 170 toneladas de água contaminada, sendo que é estimado que esteja armazenada mais de um milhão de toneladas de água contaminada.
Devido a esta situação, o Governo japonês colocou novamente em cima da mesa a possibilidade de libertar toda esta água radioativa no Oceano Pacífico, de modo a acelerar o velho plano de desativação da central nuclear de Fukushima.
Isto apesar de todos os problemas que tal situação acarretaria para o ecossistema. Situação que já motivou protestos por parte da vizinha Coreia do Sul, bem como da parte de pescadores locais, que têm em risco o seu ganha-pão.
Apesar dos intentos, o executivo nipónico não adianta em que momento poderá ser realizada esta ação. A agência de notícias Kyodo refere que até ao final do mês espera-se um anúncio oficioso por parte do Governo sobre a data em que poderá vir a ser dado o pontapé de saída desta ação.
Em jeito de antevisão, o jornal 'Asahi' indica que seriam precisos dois anos para iniciar este processo e avisa que antes de ser libertada a água necessitaria de passar por um processo de filtração. Todo um processo que nunca demorará menos de quatro décadas a ficar concluído.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
