Homepage

  • Japão abre novamente a porta ao despejo de água radioativa no Pacífico
    19 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • Os tanques da central nuclear de Fukushima estão a ficar sobrecarregados de água contaminada.
  • Aquando do acidente nuclear na central de Fukushima, que ocorreu no dia 11 de março de 2011 na sequência de um terramoto e tsunami, foram danificados três dos seis reatores da instalação.

    De modo a evitar que estes derretam é utilizada a estratégia do arrefecimento. Para tal usa-se de forma contínua água em tubos de arrefecimento. Água que após a sua utilização fica contaminada e é posteriormente armazenada em tanques. 

    Tanques, que quase 10 anos volvidos após o acidente nuclear, estão a ficar sobrecarregados. Por dia, são armazenadas 170 toneladas de água contaminada, sendo que é estimado que esteja armazenada mais de um milhão de toneladas de água contaminada. 

    Devido a esta situação, o Governo japonês colocou novamente em cima da mesa a possibilidade de libertar toda esta água radioativa no Oceano Pacífico, de modo a acelerar o velho plano de desativação da central nuclear de Fukushima.

    Isto apesar de todos os problemas que tal situação acarretaria para o ecossistema. Situação que já motivou protestos por parte da vizinha Coreia do Sul, bem como da parte de pescadores locais, que têm em risco o seu ganha-pão.

    Apesar dos intentos, o executivo nipónico não adianta em que momento poderá ser realizada esta ação. A agência de notícias Kyodo refere que até ao final do mês espera-se um anúncio oficioso por parte do Governo sobre a data em que poderá vir a ser dado o pontapé de saída desta ação.

    Em jeito de antevisão, o jornal 'Asahi' indica que seriam precisos dois anos para iniciar este processo e avisa que antes de ser libertada a água necessitaria de passar por um processo de filtração. Todo um processo que nunca demorará menos de quatro décadas a ficar concluído.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Mundo
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Ecossistema
  • Japão
  • Ásia
  • central nuclear
  • Água radioativa
  • Oceano Pacífico
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
junho 02
Portugal vê primeiro surfista cair na repescagem do Mundial ISA de El Salvador
junho 03
Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins caem para as repescagens em El Salvador
junho 01
Não houve vítimas mortais nas praias portuguesas em maio
maio 30
Houve mais de 200 interações entre orcas e barcos na costa atlântica ibérica em 2022
junho 01
Praias da Caparica estão entre as 20 mais 'instagramáveis' da Europa
junho 02
Chuva e trovoada colocam 12 distritos sob aviso amarelo
junho 01
Trovoada 'frequente e concentrada' deixa seis distritos sob aviso laranja