Homepage
- Dada a previsão de agravamento do estado do tempo, o IPMA reviu os níveis de alerta.
-
-
Portugal está desde esta segunda-feira a sentir os efeitos da passagem da depressão Bárbara. Por isso, temos assistido a um agravamento do estado do tempo por causa da precipitação forte e aumento da intensidade do vento.
Toda uma situação que já fez o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) rever os níveis de alerta. Estes inicialmente apontavam para que amanhã todo o território continental estivesse sob aviso laranja.
No entanto, dada a previsão de chuva forte, o IPMA irá colocar amanhã os distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre e Castelo Branco sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro. Este aviso irá estar em vigor nos cinco distritos entre as 12h00 e as 18h00 de terça-feira, dia 20 de outubro.
O aviso vermelho corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo. Nesta situação, o IPMA recomenda que as pessoas se mantenham ao corrente da evolução das condições meteorológicas e sigam as orientações da Proteção Civil.
Na sua última atualização, o IPMA também informa que em "termos de vento, prevê-se que as rajadas máximas sejam atingidas também no dia 20 de outubro, com valores até 90 km/h na generalidade do território, sendo que nas terras altas as rajadas poderão atingir 130 km/h nas regiões Centro e Sul e 110 km/h na região Norte".
Em termos de agitação marítima, até quarta-feira, dia 21 de outubro, esta será de "sudoeste com 2 a 3,5 metros em toda a costa, sendo temporariamente entre 4 a 4,5 metros a sul do Cabo Carvoeiro, passando a ser de noroeste durante o dia 22 de outubro".
Espera-se ainda para amanhã uma descida da temperatura máxima, que irá variar aproximadamente entre 14 e 21°C.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
