Homepage

  • Há cada vez menos água disponível em Portugal
    02 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • A Associação Natureza Portugal defende que é necessário limitar o consumo de água em algumas bacias do país.
  • O alerta foi dado pela Associação Natureza Portugal (ANP). Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos 100 anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%.

    A organização ambientalista portuguesa que trabalha em parceria com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), defende que é necessário limitar o consumo de água em algumas bacias do país, como Sado, Mira e Barlavento algarvio para prevenir que no futuro a água não falte às populações dessas regiões.

    Num relatório intitulado 'O Futuro tem menos Água', a organização analisa os efeitos das alterações climáticas. “Devido ao aumento global da temperatura, a verões mais longos, menos chuva no inverno e, consequentemente menos água a infiltrar-se na terra, o nosso país tem atravessado secas cada vez mais frequentes e prolongadas”, mesmo em zonas onde não era habitual, lê-se no documento.

    Para a ANP/WWF, é necessário “agir o quanto antes” e já não basta apelar ao consumidor para poupar água ou melhorar a eficiência das redes de abastecimento. “O futuro vai ter menos água, e é essencial que todos nós tenhamos esta consciência. Deve partir dos nossos governantes preparar esta realidade, limitando o consumo em algumas bacias portuguesas, permitindo apenas os consumos onde tenham garantia de abastecimento e promovendo medidas efetivas para proteger os recursos hídricos em particular no sul do país”, adverte a organização dedicada ao ambiente.

    Portugal “consome mais do que as suas disponibilidades numa ótica de segurança e prevenção de riscos”, particularmente em situações de seca como a que se tem vivido, fruto de “uma sequência de anos pouco chuvosos e cujos efeitos são agravados pelas alterações climáticas”, sustenta a organização não-governamental.

    Esta situação é mais gravosa no setor agrícola, maior consumidor de água e também aquele que exerce uma maior pegada hídrica sobre os recursos, quer do país quer dos restantes países donde importamos bens que necessitam de água para serem produzidos.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Água
  • recursos naturais
  • Recursos hídricos
  • Seca
  • alerta
  • Bacia
  • Associação Natureza Portugal
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
março 01
Cágado exótico encontrado na Praia de Carcavelos
março 01
Icebergue gigante separa-se de placa de gelo na Antártida
março 01
Circuito Nacional de Bodyboard tem novo organizador
março 01
Validade da certificação dos nadadores-salvadores prolongada até ao fim do ano
março 01
Surfista resgatado na Praia da Azurara após ficar preso na zona de rebentação
março 01
Surf volta a ser permitido nas praias da Nazaré
fevereiro 24
Portugueses alcançam meias-finais do E-Pro Europe