Homepage

  • Bodyboard: Despique Daniel Fonseca e Pierre-Louis Costes marcou 1º dia na Nazaré
    04 outubro 2020
    arrow
    arrow
  • A competição feminina só hoje vai para a água.
  • Houve um pouco de tudo no primeiro dia da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2020, que arrancou ontem na Praia da Vila, Nazaré.

    Boas ondas, bodyboard de altíssimo nível, competitividade e até um inesperado sol de outono na ressaca da passagem da depressão Alex.

    Pano de fundo para uma rivalidade que está a intensificar-se entre o atual campeão nacional Daniel Fonseca e o 'wildcard' do circuito, o duas vezes campeão mundial, Pierre-Louis Costes.

    O dia amanheceu com a maré vazia e poucas ondas a saudar a primeira bateria desta segunda etapa do campeonato, mas à medida que a maré foi subindo, as boas ondas foram aparecendo e, com elas, desempenhos de luxo, com o vice-campeão nacional Dino Carmo, o açoriano Pedro 'Pedrim' Correia, o oito vezes campeão nacional Manuel Centeno, o figueirense Miguel Adão e, sobretudo, Daniel Fonseca,e o francês Pierre-Louis Costes, a destacarem-se.

    Destes, apenas Manuel Centeno viria a cair nos oitavos-de-final, num heat de loucos, em que foi ultrapassado por um inspirado Pedro Correia (13,23 pts) e pelo local Dino Carmo (13,16 pts) contra apenas 11,70 pts do campeoníssimo Centeno.

    Porém, no meio de um banquete de ondas de grande qualidade, o maior motivo de interesse, e que suscita a maior curiosidade para o d final para as duas restantes etapas deste Nacional, foi o intensificar de um despique entre Daniel Fonseca e Pierre-Louis Costes.

    Daniel entrou na prova com tudo ao assinar com um score total de 16,16 pts (9,33+6,83) no sétimo heat do dia, numa altura em que as ondas já estavam no seu máximo potencial.

    Pierre respondeu no heat imediatamente a seguir com um total de 14,33, mas, depois, nos oitavos, quando os dois candidatos à vitória no circuito se encontraram, o francês saiu por cima com um total de 14,43 contra 12,50 de Fonseca.

    Nada ficou definido entre os dois, já que ambos progrediram para os quartos-de-final. Nos bastidores do campeonato e entre os aficionados nas redes sociais, as apostas sobem de tom, com muitos a lembrar que Fonseca leva uma vantagem de “dois heats a um”, aludindo à etapa inaugural do Nacional, em Santa Cruz, que Daniel acabou por ganhar depois de bater o francês nas duas baterias em que se cruzaram.

    Em suma, está montado o enredo para o dia final, com a possibilidade de Daniel Fonseca e Pierre-Louis Costes encontrarem-se nas meias-finais da prova e, quem sabe, caso passem ambos essa fase, protagonizarem um “tira teimas” na final.

    Pierre, que se mostrou satisfeito com as ondas nazarenas e com a sua prestação, elogiou Daniel Fonseca de quem diz, “ter tudo para fazer parte da elite mundial”:

    "Tivemos sorte com as ondas, excelente opção de fazer a prova na Praia da Vila. Fiquei contente com a forma como geri o heat. O Daniel é um excelente competidor, tem tudo para fazer parte da elite mundial e já sabia que ia ser o meu maior rival neste Nacional. Em Santa Cruz, perdi os dois heats para ele mas aqui, na Nazaré, passámos ambos à próxima fase e estou muito contente por isso, pois sinto que ele puxa pelo meu surf para que possa estar no meu melhor.”

    Daniel Fonseca agradece as palavras gentis do duas vezes campeão mundial (2011 e 2016), mas mantém o foco no objetivo imediato:

    “O elogio do Pierre deixa-me satisfeito. Um dia espero ter meios para competir no Mundial e fazer com que as palavras dele correspondam à realidade. Mas, para já, quero chegar à final nesta prova do Nacional.”

    Questionado acerca da impressionante entrada nesta prova, o campeão nacional explicou:

    “Quis fazer diferente do que fiz em Santa Cruz, em que não comecei bem a prova e quase fui eliminado de primeira. Por isso, tentei arrancar forte. Felizmente o mar ajudou com ondas boas e com algum tamanho e apanhei aquela direita incrível que me valeu o 9,33. A partir daí, foi mais fácil.”

    Como notas finais, de referir a curiosidade de que todos os atletas da Nazaré passaram aos quartos-de-final da prova, que se realizarão amanhã, e que a competição feminina decorrerá na totalidade também neste domingo, dia 4 de outubro.

    Podes acompanhar em direto a transmissão da etapa da Nazaré no canal de Youtube da BBoard TV.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

     

Tags
  • Praia
  • Mar
  • bodyboard
  • Circuito Nacional de Bodyboard
  • Portugal
  • Competição
  • Evento
  • Crédito Agrícola
  • Pierre-Louis Costes
  • Daniel Fonseca
  • FPS
  • BBoard TV
  • Federação Portuguesa de Surf
  • praia da vila
  • nazaré
  • Câmara Municipal da Nazaré
  • Fotografia
    Hélio António
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
novembro 30
Cientistas querem estudar profundezas dos oceanos durante uma década
novembro 30
Vai nascer em Espanha a maior praia artificial da Europa
novembro 30
Portugal é o país da União Europeia mais perto de atingir as metas climáticas para 2030
novembro 30
Windsurf: Oficializado o recorde mundial do Guinness da maior onda surfada por uma mulher
novembro 30
Cabo Verde bate recorde de ninhos de tartarugas registados num ano
novembro 30
Luz verde ao processo de 6 jovens portugueses contra 33 países por causa das alterações climáticas
novembro 27
Cordão dunar entre as praias de Quiaios e Murtinheira vai ser reforçado
pub