Homepage
- As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no sítio de internet da Federação Portuguesa de Surf.
-
-
Recheada de eventos no seu cartaz, a Porto & Matosinhos Wave Series não baixa a guarda. Este fim de semana, no evento organizado pela Onda Pura Surf Center, terá lugar um evento de stand up paddle: o SUP Challenge Wave & Race.
Do programa constam os campeonatos nacionais de SUP Race Técnico (sábado, 26 de setembro) e de SUP Wave (domingo, 27), este ano decididos numa prova única cada um, devido à atual situação de pandemia do novo coronavírus.
As inscrições para ambas as provas já estão abertas e devem ser realizadas no site da Federação Portuguesa de Surf. As inscrições terminam 72 horas antes da realização da respetiva competição.
No sábado, 26 de setembro, pelas 08h30, terá início o Campeonato Nacional de SUP Race Técnico, que traz à Praia Internacional do Porto e à Praia de Matosinhos o habitual espetáculo característico de uma competição que engloba 50 atletas em prova.
Filipe Meira, o atleta que reúne mais títulos a nível nacional, e Renato Queirós, que venceu esta prova no ano passado, são os candidatos ao título de campeão nacional masculino, também disputado pelo madeirense Tomás Lacerda, enquanto Ângela Fernandes é a grande favorita ao título na categoria feminino em ambas as divisões (Race e Wave).
No domingo, com início pelas 08h30, realiza-se o Campeonato Nacional de SUP Wave, que reunirá os 40 atletas portugueses da modalidade na disputa do título nacional nas ondas da Praia Internacional do Porto.
Diogo Queimada, campeão nacional em título, Rui Fialho, ex-campeão nacional, e Simão Manoel, que venceu esta prova no Porto há dois anos, são os favoritos, mas podem aparecer surpresas, nomeadamente da parte de Diogo Martins, um atleta jovem do circuito nacional de surf, aqui a demonstrar as suas capacidades também no stand up paddle.
A prova de SUP Race Técnico este ano será feita num formato com uma qualificação por tempos, em que os melhores atletas de cada categoria serão apurados para uma fase de eliminação direta. Será montado um circuito na rebentação com cerca de 600 metros e sete rondagens.
Já a prova de SUP Wave terá um formato competitivo standard, como tem vindo a ser habitual. A alteração do formato da prova de Race Técnico obedece às regras ditadas pelas autoridades sanitárias e pretende evitar as aglomerações de pessoas - desta forma serão realizadas eliminatórias com apenas quatro atletas na água, em vez de competirem os 50 em simultâneo.
Marcelo Martins, responsável pela organização do Porto & Matosinhos Wave Series, considera que tal como o surf, o stand up paddle é um desporto que continua a crescer em adeptos e praticantes em Portugal. Este ano, o SUP privilegiou as praias de Porto e Matosinhos e irá eleger aqui os seus campeões nacionais, o que muito nos honra. Contando com atletas vindos de todo o país e ilhas, esta é sempre uma oportunidade excecional para promover a região e para valorizar o desporto e as atividades ligadas ao oceano como hábitos saudáveis.”
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaTó Mané
-
FonteRedação
