Homepage

  • Rodrigo Chaves sagra-se campeão nacional de Surf Esperanças Sub-16
    29 setembro 2020
    arrow
    arrow
  • A Praia da Bafureira foi o palco onde os jovens surfistas lutaram pelo tão ambicionado título.
  • Foi com a realização do Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 que arrancou no passado fim de semana a 16ª edição do Estoril Surf Festival, que conta com a organização do Surfing Clube de Portugal.

    Na Praia da Bafureira, localizada no concelho de Cascais, a organização da prova teve de jogar com as previsões e tomar a difícil decisão de correr toda a prova no passado sábado, dia 26 de setembro.

    Para tal, o quadro de competição teve de ser alterado, sendo eliminada a fase de repescagem, colocando mais pressão em todos os atletas. 

    Com a maré a encher, era necessário ser muito seletivo e ter um bom posicionamento no pico para ganhar vantagem. Logo na segunda bateria, Francisco Mittermayer conseguiu tirar proveito de todo o seu conhecimento do pico e sem que os seus adversários fizessem qualquer onda colocou três notas que o destacaram na liderança até ao final da bateria. Já Lourenço Sousa foi eliminado. Nesta fase, também se destacaram os atletas Francisco Ordonhas, Martim Nunes, Salvador Costa e Lourenço Gomes com ondas classificadas com pontuações acima dos sete pontos.

    Após uma paragem para a viragem da maré, teve início a segunda ronda, onde Rodrigo Chaves começou a marcar a diferença. Abriu a bateria com uma onda de 7,25 pontos que lhe deu a segurança para gerir o tempo restante com mestria, mas com grande concorrência por parte de Nilton Freitas, que o acompanhou para a ronda seguinte, e dos atletas Francisco Ordonhas e João Roque Pinho que foram eliminados.

    Foi uma bateria muito equilibrada em que todos os atletas ficaram separados por apenas ,.80 pontos. Ainda nesta fase, Santiago Graça deu show com ondas de 6,25, 6,40 e uma de 7,25 pontos adaptando bem o seu Surf às condições existentes.

    Na terceira ronda começaram as disputas com apenas dois atletas. Foi aí que Francisco Queimado, Rodrigo Chaves, Santiago Graça e Martim Nunes apuraram-se para as meias-finais. Aí Rodrigo Chaves superou Francisco Queimado, enquanto na outra bateria Santiago Graça, arrancou na frente ganhando nítida confiança para fazer duas ondas de 8,50 e 7,25 pontos que colocaram o Martim Nunes em combinação e sem tempo para responder.

    Já a final começou com Santiago Graça super motivado e à frente, mas com ondas na casa dos quatro pontos que deixavam a porta escancarada para Rodrigo Chaves, que na sua segunda onda realizou um 6,25 pontos.

    Com muito tempo pela frente (final de 30 minutos) e a maré a ficar no osso, ambos os atletas foram super seletivos aguardando pelas ondas com maior potencial para pontuar. Quando o Rodrigo passou para a frente com uma onda de 5 pontos, Santiago só conseguiu responder com outra onda na casa dos 4 pontos.

    Surgiu então uma ótima oportunidade que o Rodrigo Chaves aproveitou para garantir o título com manobras potentes e bem colocadas numa excelente onda em que pontuou 7,50 pontos.

    "Na presente edição do Estoril Surf Festival tivemos de fazer um grande esforço devido ao momento que vivemos. Estou muito satisfeito com as opções que tomamos para o realizar e que foram vitais para conseguirmos colocar os atletas na água a competir depois de tanto tempo sem provas", referiu João Ferreira, presidente do Surfing Clube de Portugal.

    No próximo fim de semana, o o Estoril Surf Festival irá definir os campeões nacionais nas disciplinas de longboard e skimboard.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Competição
  • FPS
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Estoril Surf Festival
  • Rodrigo Chaves
  • Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16
  • Surfing Clube de Portugal
  • Praia da Bafureira
  • Santiago Graça
  • Fotografia
    Surfing Clube de Portugal
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
outubro 23
A hora vai mudar: relógios atrasam 60 minutos na madrugada de domingo
outubro 25
Rodrigo Carrajola e Jaime Bonito renovam os títulos nacionais de bodysurf
outubro 24
Do susto ao título: Joana Schenker é heptacampeã nacional de bodyboard
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 24
Guincho recebe etapa única do Nacional de Bodysurf
outubro 23
Fim de semana chega com sábado soalheiro e chuva no domingo
outubro 23
Três surfistas resgatados na Praia da Barra
pub