Homepage
- Este é o maior incidente do género verificado na Austrália.
-
-
Nas últimas 24 horas aumentou o número de baleias encalhadas numa baía remota da Tasmânia, bem como o número de animais que já perderam a vida desde que houve o relato da situação que assolou a ilha australiana localizada a sul do território continental.
Hoje ficou-se a saber que já foram encontrados 580 cetáceos, sendo que pelos menos 380 baleias-piloto já perderam a vida, apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. O mesmo responsável referiu que "30 baleias-piloto ainda estão vivas e 50 já foram resgatadas".
As autoridades já tinham iniciado operações para salvar sobreviventes entre as cerca de 270 baleias-piloto encontradas na passada segunda-feira numa praia e em dois bancos de areia, perto da remota cidade de Strahan, na costa oeste, no estado insular da Tasmânia. Cerca de um terço do primeiro grupo morreu na noite de segunda-feira.
Outras 200 baleias encalhadas foram hoje avistadas do ar, a menos de dez quilómetros a sul, informou o gestor de Parques e Serviços de Vida Selvagem da Tasmânia, Nic Deka.
A Tasmânia é a única zona da Austrália propensa a encalhes em massa, embora ocorram ocasionalmente no continente australiano. O maior incidente do género na Austrália ocorreu em 1996, quando 320 baleias-piloto encalharam perto da cidade de Dunsborough, no estado da Austrália Ocidental, em 1996.
Desde 2009, este é o primeiro incidente que envolve mais de 50 baleias. "Na Tasmânia, este é o maior encalhe em massa que registámos", disse Kris Carlyon, biólogo de vida selvagem do Programa de Conservação Marinha
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaMarine Conservation Program
-
FonteRedação
