Homepage

  • Oceanos e alterações climáticas vão a debate no Museu da Farmácia
    03 setembro 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • As palestras CCOceanos estão de regresso a Lisboa.
  • Neste ano de 2020, o Centro de Comunicação dos Oceanos (CCOceanos) está a realizar uma série especial de palestras em Lisboa sob o título 'CCOceanos: Década do Oceano', que reúne oradores portugueses dos demais países de língua portuguesa (via live stream remoto), com uma divulgação internacional nas plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO) e também do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., parceiro institucional desde 2019.

    A próxima palestra 'CCOceanos: Década do Oceano' irá abordar o tema 'Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos, Parte II', e terá lugar no dia 17 de setembro, às 18h00, no Museu da Farmácia, em Lisboa, com o patrocínio exclusivo do Grupo Ageas Portugal. O encontro terá transmissão live stream. 

    Os oradores convidados serão o Dr. João Vitorino – Oceanógrafo Responsável pela Rede de Monitorização do Canhão Submarino da Nazaré (Instituto Hidrográfico); o Dr. Rui Rosa – Professor Auxiliar com Agregação na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Prof. Alexander Turra - Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Brasil (IOUSP).

    A jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do CCOceanos, explica que esta série especial de palestras em Lisboa está a apresentar diversos temas relacionados à mais nova iniciativa da ONU no âmbito do oceano: 'A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)', igualmente chamada de 'Década do Oceano', tornando assim Portugal num pólo de comunicação e partilha de informação atualizada sobre o Oceano.

    Esta série especial de palestras CCOceanos conta com o apoio da COI-UNESCO, entidade coordenadora das preparações da Década da ONU da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (http://oceandecade.org) que contribuiu com a identificação e seleção de temas para as palestras e a divulgação internacional do link de live stream e do link da Videoteca CCOceanos Palestras no canal Youtube.

    Vinicius Grunberg Lindoso, encarregado de Comunicação da COI-UNESCO, explica que a colaboração com o Centro de Comunicação dos Oceanos através desta série especial de palestras surgiu da necessidade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a Década da ONU perante o público português e lusófono, construindo um maior entendimento das questão que abordará a 2ª Conferência da ONU sobre o Oceano, a realizar em Lisboa, mas entretanto adiada para 2021 devido ao rebentar da pandemia do novo coronavírus.

    Além da renovada parceria institucional com o Instituto Camões da Cooperação e da Língua, I.P., o CCOceanos conta também com o apoio de entidades de alcance nacional como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Casa da América Latina, a UCCLAUnião das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, o Centro Nacional de Cultura (CNC), o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, além do Ministério do Mar, do Ministério do Ambiente e da Câmara Municipal de Lisboa e organizações não governamentais como a Marine MegaFauna Foundation,  em Moçambique, e a Onda Verde e a Liga das Mulheres pelo Oceano, no Brasil.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Oceano
  • Mar
  • Portugal
  • Palestra
  • Lisboa
  • Palestra CCOceanos
  • Centro de Comunicação dos Oceanos
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar