Homepage
- Maya supera, assim, o seu anterior recorde, que estava fixado em 68 pés.
-
-
Maya Gabeira sucede a Maya Gabeira! A WSL acaba de oficializar o novo recorde mundial do Guinness para uma onda surfada por uma mulher. O novo registo pertence à big rider brasileira Maya Gabeira, graças a uma onda de 73,5 pés – algo como 22,5 metros – surfada na Praia do Norte, na Nazaré.
Maya supera, assim, o seu anterior recorde, que estava fixado em 68 pés. Mais impressionante ainda é o facto de esta onda de Maya Gabeira ter sido mesmo a maior onda do ano, uma vez que o vencedor do prémio masculino foi o havaiano Kai Lenny com uma onda de 70 pés. O feito da big rider brasileira aconteceu a 11 de fevereiro, durante o Nazaré Tow Surfing Challenge.
“Apesar de achar que não sou uma pessoa competitiva, no dia do evento sentia-me mais destemida que o normal e acabei por estar na zona certa”, começou por dizer Maya Gabeira. “Estava a arriscar mais do que habitualmente faço. Quando larguei a corda senti que esta onda podia ser de recorde, embora não tivesse certeza. A onda tinha muita velocidade, mas o barulho que fez quando quebrou fez-me pensar que era a maior onda que já tinha surfado”, explicou.
Os sucessivos adiamentos do anúncio da vencedora da categoria de maior onda do ano dos novos Red Bull Big Wave Awards já deixava antever a possibilidade de um novo recorde mundial, com Maya e a francesa Justine Dupont na disputa pelo novo recorde. Contudo, acabou por ser a brasileira a aumentar ainda mais a fasquia.
A luta foi tão renhida que a WSL explicou ao pormenor a ciência por trás da medição de ambas as ondas que concorriam para novo Recorde Mundial do Guinness. Coube aos especialistas explicar todo o processo de medição das ondas que levou a este novo feito de Maya Gabeira.
Ainda assim, Justine Dupont não ficou de mãos de mãos a abanar tendo sido ela a vencedora da categoria feminina Ride of The Year, com uma bomba também surfada na Nazaré, mas que acabou por não ter tanto comprimento como a de Maya Gabeira. Justine junta este prémio ao de Performance feminina do ano, que já tinha conquistado.
Desta forma já são conhecidos todos os vencedores dos Red Bull Big Wave Awards 2020:
RIDE OF THE YEAR
Justine Dupont (Seignosse, France) at Nazaré, Leiria, Portugal on February 11, 2020
Billy Kemper (Haiku, Hawaii) at Jaws, Maui, Hawaii on January 23, 2020
cbdMD XXL Biggest Wave
Maya Gabeira (Rio de Janeiro, Brazil) at Nazaré, Leiria, Portugal on February 11, 2020
Kai Lenny (Paia, Hawaii) at Nazaré, Leiria, Portugal on February 11, 2020
PERFORMANCE OF THE YEAR
Justine Dupont (Seignosse, France)
Kai Lenny (Paia, Hawaii)
BIGGEST PADDLE OF THE YEAR
Paige Alms (Haiku, Hawaii) at Jaws, Maui, Hawaii on December 12, 2019
Eli Olson (Haleiwa, Hawaii) at Jaws, Maui, Hawaii on December 12, 2019
WIPEOUT OF THE YEAR
Keala Kennelly (Honolulu, Hawaii) at Jaws, Maui, Hawaii on December 12, 2019Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
Fotografiawsl
-
FonteRedação
