Homepage
- O estado do tempo vai piorar, sendo que o grupo Ocidental do arquipélago dos Açores poderá ser atingido pela passagem do furacão 'Paulette' no fim de semana.
-
-
O mês de setembro arrancou com dias quentes e secos um pouco por todo o território continental. No entanto, o tempo tem vindo a mudar e a partir de amanhã, dia 17 de setembro, o estado do mesmo vai agravar-se, numa fase em que estamos às portas da mudança da estação, com a chegada do outono, o que vai acontecer na próxima terça-feira.
Em comunicado divulgado esta tarde, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera explica que a partir de quinta-feira, dia 17 de setembro, ocorrerá uma "mudança na situação meteorológica com descida gradual de temperatura e aguaceiros, que serão por vezes fortes e acompanhados de trovoada".
Esta deterioração do estado do tempo vai afectar todo o território continental e segundo o IPMA deverá prolongar-se, pelo menos até sábado, dia 19 de setembro. Desta forma, a mesma entidade colocará amanhã sob aviso amarelo todo o território continental.
Diz ainda o IPMA que a "precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular na sexta-feira".
O mau tempo trará consigo a agitação marítima, particularmente na costa sul do Algarve. Espera-se na tarde de sexta-feira, dia 18 de setembro, ondas de sudoeste com 2 a 2,5 metros de altura.
Quanto à temperatura, esta irá descer gradualmente, nomeadamente em termos de valores máximos com especial destaque para o dia de amanhã. Grande parte do litoral terá temperaturas máximas abaixo dos 25ºC. Lisboa e Setúbal deverão atingir os 23º, Faro os 24ºC, enquanto o Porto tem 25ºC de previsão de temperatura máxima.
O IPMA revela que o mau tempo que se avizinha será causado por "bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 quilómetros a norte da Madeira na quinta-feira e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 km a sudoeste da região de Lisboa na sexta-feira".
Passando para os arquipélagos, os próximos dias na Madeira serão marcados por céu parcialmente nublado, mas sem chuva, enquanto que nos Açores a situação meteorológica merece uma atenção redobrada.
Isto porque o grupo Ocidental do arquipélago poderá vir a ser atingido pela passagem do furacão 'Paulette' no fim de semana, mas já como tempestade pós-tropical. Este é um furacão que atingiu a costa das Bermudas no início desta semana.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
