Homepage
- Dadas as previsões do mar, o evento deverá decorrer na Praia da Vila.
-
-
No próximo fim de semana, dias 3 e 4 de outubro, a Nazaré irá receber a segunda etapa da temporada de 2020 do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola.
Uma jornada que surge após aquela que deveria ter sido a segunda etapa do ano, em Peniche, ter sido remarcada para o fim de semana de 17 e 18 de outubro, por força da passagem do ciclone Alpha sobre aquela península da região Oeste e que agravou as condições meteorológicas.
A presente temporada arrancou no passado mês de agosto em Santa Cruz, local onde Daniel Fonseca e Joana Schenker iniciaram a defesa da camisola verde Crédito Agrícola (que distingue os campeões em título), da melhor maneira, ao vencerem as respetivas competições.
No entanto, na Nazaré, Daniel e Joana terão de contar com a motivação acrescida de Dino Carmo e Teresa Almeida, vice-campeões nacionais em 2020 e que vão competir em casa.
“Vou para qualquer campeonato com a intenção de ganhar e a surfar em casa, muito mais”, começa por dizer Dino Carmo, um dos bodyboarders portugueses em atividade com maior experiência internacional, recordando:
“Competir em casa motiva-me ainda mais. Lembro-me o primeiro Mundial em que competi na Nazaré. Consegui um bom quinto lugar.”
Teresa Almeida alinha pelo mesmo diapasão de Dino e diz-se motivada:
“É muito bom ter um campeonato em casa. Ao que tudo indica pelas previsões será na Praia da Vila e não na Praia do Norte, mas é bom surfar nesse local. Já lá conquistei alguns campeonatos na época em que fazia o Esperanças, pelo que tenho boas recordações.”
De facto, no fim de semana da competição, a emblemática Praia do Norte deverá receber uma ondulação maior, mais condizente com o surf de ondas grandes na variante de tow-in. Porém, para Dino Carmo a alternativa da Praia da Vila não será uma escolha de segunda, antes pelo contrário:
“Uma coisa é certa: vamos ter ondas de bodyboard. A Nazaré, seja com ondas grandes ou pequenas, tem quase sempre ondas adequadas à nossa modalidade. É por isso que 95% dos locais são bodyboarders e poucos se dedicam ao surf.”
Mais uma vez, Teresa Almeida concorda, acrescentando: “Vamos ter condições bastante razoáveis, sobretudo se tivermos em conta que na Praia do Norte, ao que tudo indica, teremos ondas só surfáveis em tow-in. Acima de tudo, acredito que a Praia da Vila nos dará muitas alegrias neste campeonato.”
Mesmo que a família e os amigos, que com certeza estariam na areia a torcer pelos da casa, estejam desaconselhados a fazê-lo pelas medidas de contingência devido ao atual contexto da pandemia do novo coronavírus.
“É verdade, infelizmente não vamos poder ter público, o que é uma pena para mim e para os meus colegas da Nazaré, mas em compensação vou dar o meu melhor para lhes dar uma vitória enquanto assistem à transmissão do webcast”, diz Teresa Almeida.
Dino Carmo conclui ainda a conversa com palavras de incentivo à organização que diz, enfrentou “um grande teste” com a remarcação da etapa de Peniche:
“Esta organização está de parabéns por tudo o que tem feito. Enfrentou um teste difícil com a etapa de Peniche, mas soube continuar e tem todo o meu apoio. Ando desde muito novo a competir em Nacionais, já vi muita coisa e agora vejo um novo caminho. É motivante ver este circuito transmitido em direto e subir estes degraus, como atleta e apoiante deste desporto. Isto mostra que o bodyboard está bem vivo e assim continuará!”
A transmissão desta e das restantes etapas do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola 2020 podem ser acompanhas em direto no canal de Youtube da BBoard TV.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
