Homepage
- O responsável da iniciativa, Carlos Manuel Dobreira, confessa ter encontrado um caos ambiental na praia nortenha.
-
-
Realizaram-se na passada quarta-feira, dia 16 de setembro, na Praia da Apúlia Norte (entre o Bar Convés e o último moinho) mais duas sessões da ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa'.
Ações que resultaram na recolha total de 500 beatas de cigarro e 170 litros de lixo. Isto tudo em pouco mais de quatro horas.
As ações de plogging foram protagonizadas por Carlos Manuel Dobreira, que em comunicado oficial confessa ter vivido "momentos caóticos". Isto porque ao início da tarde foi "surpreendido com a quantidade de plásticos visíveis na maré".
A poucos metros da rebentação foi possível recolher, em quase três horas, 70 litros de lixo com uma "quantidade inusitada de plásticos, tais como pequenas peças de embalagens de creme protector, de brinquedos, tubagens, palhinhas, pedaços de hastes plásticas, tampas de cremes protectores e de bronzeadores, invólucros de plástico de chupa-chupas, redes de bolas de praia, bem como paus de gelados, velas, cordas, uma sandália, fivelas, máscaras e 127 beatas de cigarro das 270 recolhidas à tarde".
Já de manhã, os esforços de Carlos Manuel Dobreira haviam resultado na recolha de "230 beatas de cigarro e 100 litros de lixo e resíduos (garrafas de vidro, lonas, palitos, lencos de papel, plásticos roupas, chapéus, restos de comida, rolhas, embalagens de plástico e de cartão de chicletes)".
Desde o passado dia 4 de setembro, a ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' já conta com 21 sessões realizadas, onde já foram recolhidas 8243 beatas de cigarro e 1420 litros de lixo. Tudo isto em 41 horas e 48 minutos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCarlos Manuel Dobreira
-
FonteRedação
