Homepage

  • Surf Clube de Viana dinamiza voluntariado jovem europeu
    03 agosto 2020
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Surf Clube de Viana
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A instituição minhota posiciona-se como uma referência em termos de voluntariado.
  • “Tive oportunidade de presenciar o sucesso do projeto do Surf Clube de Viana (SCV) no âmbito do Europe Surfing Solidarity. O sucesso que foi para a comunidade que beneficiou do trabalho destes voluntários, para o clube e sobretudo no percurso destes dois voluntários, que saíram mais enriquecidos para dar continuidade à sua vida em qualquer lugar, e que decidiram fazê-lo em Viana do Castelo”, referiu Luís Alves, diretor da Agência Nacional ERASMUS+ Juventude em Ação (entidade responsável em Portugal por este projeto), no evento comemorativo da sua conclusão e de apresentação dos projetos "Onda Z" e "OTL com ECO", inseridos respetivamente nos programas Geração Z e OTL promovidos pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Iniciativa que se realizou no passado dia 24 de julho no recinto exterior do CAR Surf de Viana do Castelo.

    No SCV, os objetivos do Europe Surfing Solidarity, inserido no programa do Corpo Europeu de Solidariedade da Comissão Europeia, foram alcançados e até superados, tendo a própria cerimónia sido exemplificativa disso. Os voluntários, o alemão Viktor Drewes e a italiana Chiara Russotto, fizeram as suas intervenções em português fluente e resumiram as atividades e projetos que protagonizaram.

    Consideraram que esta experiência de voluntariado foi “excelente” para a sua “formação profissional e pessoal”, pois, além de estarem envolvidos nas atividades do clube, que sempre os auxiliou na sua integração, tiveram oportunidade de desenvolver projetos próprios nas suas áreas de formação académica.

    Viktor Drewes, especializado em psicologia desportiva, foi protagonista do projeto do #DOPEsurf – Development of Psychological Expertise in Surfing, que aplicou aos atletas do clube. Com a Covid-19, este acompanhamento psicológico e os treinos mentais ainda ganharam maior importância, e continuou on-line sob a denominação #DOPEEMCASA, permitindo, sobretudo, aos atletas do SCV manterem e evoluírem a sua performance desportiva.

    Os projetos de Chiara Russotto, psicóloga clínica, tiveram também uma grande relevância para os vários elementos do clube, principalmente os desenvolvidos na fase pandemia: artigos e conselhos para o dia-a-dia para ajudar a ultrapassar, de forma resiliente, os novos desafios.

    No contexto Covid-19, a ação do SCV focou-se numa estratégia on-line e, assim, os projetos da Chiara e do Viktor, além de terem impacto nos atletas e noutros elementos do clube, ainda foram disseminados nas redes sociais para a comunidade em geral, local, nacional e internacional.

    Nesta cerimónia, Chiara também apresentou outra das suas iniciativas: um mosaico artesanal que realizou no âmbito das comemorações do 30º aniversário do clube.

    O êxito da sua integração ainda ficou marcada por, entretanto e após concluído o Europe Surfing Solidarity, terem-se fixado em Viana do Castelo, onde pretendem viver.

    Vânia Cruz, responsável pelo voluntariado nesta associação vianense, considera que o desenvolvimento destes projetos, sobretudo os de voluntariado, “são de grande importância, uma vez que contribuem para a construção de valores sociais, como a solidariedade, sensibilizam para a inclusão, para a sustentabilidade ambiental, para a prática desportiva, para a reflexão sobre o papel individual no presente e futuro da Europa, para a importância do voluntariado jovem e para um futuro melhor.”

    O SCV iniciou um novo ciclo. Desde 6 de julho, conta com cinco jovens ao abrigo dos projetos “ONDA Z” e “OTL com Eco”, integrados respetivamente no programa de voluntariado Geração Z e OTL do IPDJ.

    Sofia Gonçalves, Miguel Silva, Bianca Rodrigues e Mariana Gonçalves integram o “ONDA Z”, que tem o desporto, a solidariedade intergeracional e os direitos humanos por áreas de atividade, e que terá uma duração de 60 dias.

    Rafael Morais é protagonista no “OTL com Eco”, focado na promoção da sustentabilidade e proteção ambiental como fator determinante para a saúde de todos e do planeta, e que se irá prolongar por 70 dias.

    “O SCV é uma instituição de referência na valorização tanto dos programas de voluntariado como de tempos livres. Os jovens envolvidos no voluntariado são atletas de alguma das suas modalidades, o que também vai ao encontro dos objetivos do programa. Também a educação não formal, a inclusão e a igualdade de oportunidades são objetivos que o clube tem no voluntariado”, sublinha Vítor Dias, diretor regional do Norte do IPDJ.

    Devido ao contexto de pandemia, e apesar de ter ocorrido ao ar livre, este evento teve um número restrito de convidados: Luís Alves, Vítor Dias, Ricardo Rego, vereador da Administração Patrimonial, Recursos Humanos e Promoção da Saúde na Câmara Municipal de Viana do Castelo, João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, Pedro Bezerra, diretor da Escola de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Vítor Dinis, presidente da Associação de Moradores do Cabedelo.

    No final da cerimónia, ainda foi anunciado que Marta Paço, atleta de Para Surfing do clube, será embaixadora #BEACTIVE da Semana Europeia do Desporto também este ano.

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Portugal
  • Surf Clube de Viana
  • Minho
  • Voluntariado
  • Fotografia
    Surf Clube de Viana
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
setembro 24
A nova Reserva Mundial de Surf fica na Costa Rica
setembro 22
Água imprópria proíbe banhos na Praia do Camilo
setembro 23
Banhos novamente autorizados na Praia do Camilo
setembro 23
Pelo menos 380 das 500 baleias-piloto encalhadas na Tasmânia já faleceram
setembro 23
Títulos nacionais de SUP vão ser decididos no Norte
setembro 15
Miguel Blanco e uma surf trip épica às Maldivas em tempo de pandemia
setembro 23
MEO Portugal Cup of Surfing está a chegar (TEASER)
pub