Homepage
- Caso a situação assim obrigue, existe a possibilidade de mais praias serem alvo de interdição da prática de banhos.
-
-
Numa fase em que permanece a interdição da ida a banhos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril devido à presença em elevada quantidade da espécie medusa velella, a Autoridade Marítima Nacional encontra-se a avaliar a presença deste organismo gelatinoso em 42 praias do distrito de Lisboa.
"Neste momento, estamos a fazer um ponto de situação a todas as praias do concelho de Cascais, inclusivamente estendemos todo este trabalho de observação às praias dos concelhos de Sintra e de Mafra", revelou o comandante Rui Teixeira, adjunto do capitão do Porto de Cascais.
"Apenas verificámos a afluência de medusas nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos", afirmou o adjunto do capitão do porto de Cascais, referindo-se à situação identificada ontem, que levou ao hastear da bandeira vermelha e à interdição da prática de banhos.
Questionado sobre a possibilidade de outras praias poderem vir a ser interditadas a banhos, Rui Teixeira reforçou que a situação está a ser avaliada, sem descartar essa decisão.
"Caso a quantidade de medusas que derem à costa for considerável, faremos a nossa avaliação e, em caso de necessidade por questões de saúde pública, tomaremos as nossas decisões", garantiu o comandante. Porém, nesta fase, tudo é ainda "prematuro".
"Eu próprio já estive esta manhã nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril, bem como nas restantes praias do paredão de Cascais e não observei nada. Vamos esperar, com a mudança da maré, para ver se há afluência dessas medusas ao areal, caso contrário, em coordenação com a delegada de saúde de Cascais e da autarquia, tomaremos a decisão de levantar esta interdição à prática de banhos", explicou.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
