Homepage
- Há já um mês que têm surgidos diversos pedaços de plástico, na sua maioria de cor preta.
-
-
A denúncia já foi feita pelo movimento cívico ambientalista 'Não Lixes' junto de várias entidades.
Há um mês que elementos pertencentes a este movimento têm encontrado diversos pedaços de plástico, na sua maioria de cor preta, em algumas praias localizadas no concelho de Ílhavo, essencialmente Praia da Barra, mas também no concelho de Vagos, do qual é exemplo a Praia da Vagueira.
Ao 'Público', o porta-voz do movimento, Fernando Jorge Paiva, entende que, dado o período temporal, o aparecimento de estes plásticos pode estar relacionado com a empreitada de retirada de areias do Porto de Aveiro para a recarga artificial na frente marítima entre a Costa Nova e a Vagueira.
"Foi quando as dragas começaram a vir depositar a areia ao mar que o plástico começou a aparecer. Dedico parte do meu tempo a ir às escolas, a sensibilizar as crianças e os jovens para problema do plástico nos oceanos, e depois há entidades que não têm cuidado com os resíduos", explicou Fernando Jorge Paiva ao 'Público'.
Ao mesmo órgão de comunicação social, a administração do Porto de Aveiro afasta a ideia de que os pedaços de plásticos encontrados estejam relacionados com a empreitada. Isto porque os resíduos encontrados são muito diferentes dos materiais utilizados para suster os inertes, enquanto estes estiveram depositados na área portuária.
"As imagens o que mostram são plásticos e aqui no Porto de Aveiro o que tínhamos eram telas em ‘tecido não tecido’, e de cor branca", explicou Fátima Alves, presidente do conselho de administração do Porto de Aveiro, ao 'Público'.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
