Homepage
- Problemas relacionados com a passagem da depressão Ellen terão estado na origem do aviso de desaconselhamento de banhos.
-
-
Foi ontem levantado o aviso de desaconselhamento à prática de banhos em sete praias localizadas na frente urbana da Póvoa de Varzim, bem como numa praia com localização no concelho de Matosinhos.
Este aviso durava desde a passada quarta-feira, dia 19 de agosto, e surgiu após análises às águas terem detectado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência para as praias em questão.
"As praias nunca estiveram interditas ou proibidas. Houve alguma confusão nessa matéria. Estavam, de facto, desaconselhadas a banhos. A boa notícia é que as análises são favoráveis e o aviso de desaconselhamento foi levantado", referiu Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), à agência noticiosa Lusa.
De acordo com o mesmo responsável, as análises que permitiram levantar este aviso datam da passada sexta-feira, dia 21 de agosto, sendo que os resultados foram ontem conhecidos. "As análises confirmam que a qualidade da água é boa para a prática de banhos", garantiu Pimenta Machado.
Questionado sobre possíveis causas para que as análises anteriores fossem más, o responsável falou em "possíveis situações pontuais" relacionadas com a passagem da depressão Ellen.
"O que acontece muitas vezes quando chove, e por ocasião da depressão Ellen choveu muito no norte do país, é que pode ser arrastado material microbiológico para o mar quer pelos solos, quer pelas águas fluviais. Também se deve ter em consideração os feitos das correntes. Porém, estes são apenas episódios climatéricos", garante Pimenta Machado.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
