Homepage

  • Foi encontrada sem vida a foca-da-Gronelândia avistada no Faial e Pico
    26 agosto 2020
    arrow
    arrow
  • Fotografia
    Facebook Direção Regional dos Assuntos do Mar/Nuno Vasco Rodrigues
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • A foca-da-Gronelândia é uma espécie que habita no Ártico e que já havia sido avistado na ilha do Pico em 2002.
  • A foca-da-Gronelândia, que tinha sido avistada nas ilhas do Faial e do Pico entre os dias 17 e 23 de agosto, foi ontem encontrada sem vida, no porto das Lajes do Pico, segundo informação revelada pelo Governo Regional dos Açores.

    Segundo o director regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores, Filipe Porteiro, “infelizmente, este é o desfecho expectável” para um animal que “não se encontra adaptado às condições ambientais existentes nos Açores”.

    Em nota de imprensa, Filipe Porteiro referiu que a foca foi “continuamente acompanhada, desde o seu avistamento inicial, por parte das entidades com competência na matéria, e de acordo com o aconselhamento técnico e científico de vários especialistas nacionais e internacionais de entidades de referência de investigação e conservação destes organismos”.

    A foca-da-Gronelândia, espécie que habita no Ártico onde constitui colónias numerosas, já tinha sido avistada na ilha do Pico, em 2002, altura em que foi encontrado morto um adulto de 170 centímetros.

    Importa recordar que no arquipélago dos Açores registam-se “dezenas de eventos de arrojamento de espécies de cetáceos e tartarugas, bem como de outros animais pouco frequentes ou pouco conhecidos da população açoriana”. Como tal, foi implementada a Rede de Arrojamentos de Cetáceos dos Açores (RACA), que opera em todas as ilhas do arquipélago.

    Desde 1990, a rede já detectou cerca de uma centena de tartarugas marinhas, mais de 400 cetáceos e uma dezena de focas.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Foca
  • Foca-da-Gronelândia
  • Portugal
  • Ecossistema
  • Natureza
  • Meio Ambiente
  • Açores
  • Mar
  • Oceano
  • Fotografia
    Facebook Direção Regional dos Assuntos do Mar/Nuno Vasco Rodrigues
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar