Homepage

  • Este é o primeiro prémio internacional conquistado por uma produção nacional de surf.
  • O filme português 'Legacy — Surfing Now and Then' venceu o prémio de 'Melhor Documentário' no Sunshine Coast Surf Film Festival, realizado em Shelly Beach, Queensland, no passado fim de semana.

    Aproveitando a ocasião da realização do campeonato especial da World Surf League (WSL), Azores Airlines World Masters Championship, em 2018, o organizador da prova, Rodrigo Herédia, achou que não deveria deixar passar a oportunidade de ter reunidos alguns dos maiores nomes da história do surf profissional e convidou a produtora Boa Onda para realizar um documentário sobre o evento.

    “Quando pensei em produzir este documentário, era no sentido de aproveitar a presença de tantas lendas do surf juntas e que cada um deles nos contasse histórias sobre o seu percurso, mas o resultado final acabou por ser muito melhor do que imaginávamos”, reconhece Herédia.

    A produtora de Cascais, Boa Onda Produções, embora tenha um portfólio diversificado de clientes e filmes, possui uma longa tradição na realização de filmes relacionados com os desportos de ondas, ou não fossem os seus fundadores, os irmãos José e António Matos Silva, dedicados bodyboarders.

    No seu historial contam-se filmes premiados no passado, que marcaram a evolução dos desportos de ondas em Portugal, como um dos primeiros filmes de surf português, 'Norte/Sul', ou o documentário 'Capítulo de Todos os Santos', entre outros documentários sobre surf e ondas.

    “O objetivo deste documentário é de facto dar a conhecer os pioneiros do surf profissional e o seu legado. Esta é uma parte da história do surf mundial que poderia cair no esquecimento e achámos que seria fundamental explorar. Tínhamos um desafio pela frente – muitos ex-atletas e apenas um local de ação, o que tornou ainda mais exigente a realização. Os testemunhos reais e emotivos dão ao filme uma forte carga emotiva, mas ao mesmo tempo focámo-nos em momentos espontâneos, de forma a contrabalançar as emoções ao longo do documentário. É um marco na história e cultura do surf mundial,” comenta o realizador António Matos Silva.

    Apesar do Azores World Masters ter tido lugar em 2018, 'Legacy — Surfing Now and Then' não está de forma alguma desatualizado. Em boa parte, isso deve-se à abordagem das entrevistas, as quais, mais do que um comentário sobre a prova que estava a decorrer, procuraram extrair aos competidores masters uma reflexão sobre os caminhos que o surf tomou desde a fundação do seu circuito profissional, em 1976.

    Para tal, o realizador António Matos Silva contou com a ajuda de João Valente, ex-director da extinta revista SurfPortugal, que além de prestar consultoria em história do surf, coordenou as entrevistas, em parceria com o jornalista de surf Miguel Pedreira.

    “Nunca achei que o evento em si devesse ser o tema principal do filme”, afirma Valente. “Tínhamos ali reunidos alguns dos fundadores do surf profissional, que protagonizaram e acompanharam toda a evolução do desporto, até à atualidade. Achei que era importante tentar extrair um balanço destes últimos 40 anos do surf, que acabam por ser quatro décadas da vida de cada um destes campeões. É isso que torna o filme intemporal”, atesta.

    'Legacy — Surfing Now and Then' teve estreia nacional no SAL — 'Surf At Lisbon Surf Film Festival', no final do ano passado, mas a conquista da categoria de melhor documentário no Sunshine Coast Surf Film Festival é o primeiro prémio internacional conquistado por uma produção nacional de surf.

    “É com grande orgulho que vejo este documentário a ser premiado”, reconhece o produtor executivo, Rodrigo Herédia. “Este prémio é para todos os envolvidos, acima de tudo os surfistas, que permitiram termos algo único na história do surf e que me deu tanto prazer em testemunhar. Vai ficar para o resto da minha vida, poder contar esta história aos meus netos".

    'Legacy — Surfing Now and Then' encontra-se em estreia mundial em diversos festivais por tudo o mundo e tem a próxima exibição no Oceanside International Film Festival 2020, na Califórnia, Estados Unidos da América, nos próximos dias 15 e 16 de agosto.

     

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Praia
  • Mar
  • Surf
  • Portugal
  • Açores
  • World Surf League
  • WSL
  • Legacy Surfing Now and Then
  • Filme
  • Prémio
  • Azores Airlines World Masters Championships
  • Boa Onda Productions
  • Fonte
    Redação
pub
similar News
similar
setembro 22
Cerca de 90 baleias-piloto encalhadas na Tasmânia já perderam a vida
setembro 22
Porto & Matosinhos Wave promove surf aliado à responsabilidade social
setembro 22
Manas Coffey lançam site com conteúdos para… adultos
setembro 21
Mais de 250 baleias-piloto estão encalhadas numa área remota da Tasmânia
setembro 21
Lançado guia sobre as 25 espécies de tubarões que existem nos Açores
setembro 21
10 factos estatísticos (impressionantes) sobre Teresa Bonvalot
setembro 21
Ação de plogging 'Deixe a Apúlia Limpa' recolhe 170 litros de lixo
pub