Homepage
- O conceito de estação náutica tem vindo a ganhar cada vez mais força no país.
-
-
Dada a atual situação pandémica, neste tempo de férias as pessoas procuram refúgios onde o distanciamento e a segurança assumem naturalmente um papel primordial.
Princípios que, no entanto, não devem deixar de estar ligados a destinos que proporcionem novas e marcantes experiências a quem os visita. No fundo, conceber momentos que rompem com a desgastante rotina diária.
Perante este quadro, no nosso país, em termos de produto turístico, tem vindo a ganhar força o conceito de estação náutica.
Estação náutica é um espaço que é organizado com base na valorização dos recursos náuticos presentes em cada território, os quais incluem a oferta de alojamento, restauração, actividades náuticas e outras actividades e serviços relevantes para a atracção de visitantes.
Em Portugal, para já, existem 24 estações náuticas certificadas, sendo que 8 delas pertencem à região Centro do país. A saber: Oeste (esta dividida por várias), Castelo do Bode, Aveiro, Vagos, Ílhavo, Estarreja, Murtosa e Ovar.
Esta é a região de Portugal Continental que apresenta um maior número de estações náuticas certificadas.
Nessas oito estações náuticas, seja no litoral ou no interior, está sempre presente a ideia da "água como elemento aglutinador de várias propostas turísticas", conforme mencionou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, na cerimónia de apresentação do projeto Estações Náuticas de Centro de Portugal.
Assim, aqueles que procurarem estas estações náuticas poderão usufruir da prática de desportos como o surf, canoagem ou wakeboard em locais tão diferentes como o mar de Peniche, a ria de Aveiro ou a albufeira de Castelo do Bode.
Porém, a descoberta do território não fica restringida ao meio aquático, pois em terra é também possível dar continuidade ao processo de conhecimento de uma região que possui uma riquíssima cultura, assente em tradições com muitos anos.
Desta forma, as Estações Náuticas do Centro de Portugal apresentam-se com um conceito que promove a coesão territorial, pois os municípios encontram-se ligados pelas estações náuticas ao mesmo tempo que aproveitam os recursos existentes em toda a sua plenitude.
Os interessados em obter mais informações sobre estas e outras estações náuticas espalhadas pelo país podem consultar o novo portal online 'Nautical Portugal', recentemente lançado pela Fórum Oceano.
Através da consulta do site que é considerado como a 'Rota do Náutico', os visitantes do mesmo podem fazer uma expedição pelas atividades náuticas que se praticam em cada uma das 24 estações náuticas já certificadas, bem como navegar pelos serviços e produtos complementares, como gastronomia, alojamento, oferta cultural, pontos de interesse turístico, entre outros.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaLeo Domingos
-
FonteRedação
