Homepage

  • Duke nasceu há 130 anos. É dia de celebrar o pai do Surf!
    24 agosto 2020
    arrow
    arrow
  • Fonte
    Redação
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Desportista nato, Duke também se destacou na natação, sendo esse o desporto que o levou ao topo do Olimpo.
  • A 24 de Agosto de 1890, há precisamente 130 anos, nascia uma das figuras mais importantes da história do surf mundial. Duke Kahanamoku foi um dos primeiros surfistas da era moderno, figura fundamental na expansão do surf por todo o Mundo e o grande embaixador do Aloha havaiano, não só durante os 77 anos que viveu no nosso planeta, mas também depois de falecer, deixando um legado inigualável.

    Desportista nato, Duke também se destacou na natação, sendo esse o desporto que o levou ao topo do Olimpo. Em 1912, com apenas 21 anos, estreou-se nos Jogos Olímpicos, vencendo a medalha de ouro nos 100 metros livres e estabelecendo um novo recorde mundial. No total conquistou três medalhas de ouro e duas de prata, tendo participado nos Jogos de 1920 e 1924.

    Curiosamente, 130 anos após o nascimento do pai do surf e 100 após a sua segunda participação olímpica, o surf preparava-se para fazer a estreia olímpica em Tóquio’2020, que foi adiada para o próximo ano em virtude da pandemia da Covid-19. Mesmo já não estando entre nós, não há dúvida que Duke foi uma das chaves para a chegada do surf até aos Jogos Olímpicos.

    Foi em 1920, em Antuérpia, na Bélgica, que Duke estabeleceu um recorde que perdurou até aos dias de hoje, o que diz bem da excelência do havaiano enquanto atleta. Duke tornou-se no nadador mais velho a ganhar uma medalha de ouro em provas individuais, com 30 anos. Foi necessário esperar pelo fenómeno Michael Phelps para ver esse feito cair, quase 100 anos depois – nas olimpíadas de 2016 Phelps tinha 31 anos.

    Depois de se ter tornado uma estrela da natação, Duke dedicou-se ao surf, sendo um dos mais exímios praticantes no início do século XX no “seu” Havai. Foi então que decidiu viajar pelo Mundo para mostrar a sua técnica. Foi ele o responsável por mostrar o surf aos australianos e neozelandeses, numa tour muito aclamada para a altura.

    Mas Duke Kahanamoku foi ainda um excelente praticante de voleibol, pólo aquático ou canoagem, entre outros desportos, tendo ainda sido destaque em Hollywood. Duke foi uma verdadeira lenda viva até janeiro de 1968, altura em que um ataque cardíaco o levou dos lineups terrestres. Contudo, permaneceu sempre como uma das maiores, senão a maior, referências do surf mundial.

    É por isso que a 24 de agosto é dia de celebrar o dia de Duke. O dia do pai do surf!

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Duke Kahanamoku
  • Jogos Olímpicos
  • Surf
  • Fonte
    Redação
similar News
similar
outubro 04
Costa Nova coroou campeões de Kneeboard e Masters de Bodyboard
outubro 03
Portugal arrecada 30 prémios nos Oscares Europeus dos Turismo
outubro 03
Curso de Treinadores de Surf Grau I de regresso ao Dr. Bernard Surf Center
outubro 03
Joel Rodrigues e Filipa Broeiro vice-campeões europeu de bodyboard
outubro 03
Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca
outubro 03
Francisco Santos sagra-se campeão nacional Sub-12
outubro 03
Rodrigo Carrajola sagra-se tricampeão nacional de bodysurf