Homepage
- Para funcionar, o filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água.
-
-
E se o problema da falta de água potável no planeta fosse resolvido numa questão de dias? Parece improvável, mas um grupo de cientistas anunciou ter criado um filtro que demora apenas meia-hora – isso mesmo, 30 minutos! – a converter água salgada em água potável.
Falamos, claro, de uma conversão de grandes volumes de água. A invenção deste grupo de cientistas australianos requer apenas o uso de energia solar, tornando o processo sustentável e de baixo custo. Para funcionar, o filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água.
Em comunicado, a Universidade Monash, com sede em Melbourne, afirmou que este avanço tecnológico pode fornecer água potável a milhões de pessoas em todo o Mundo, usando energia de forma mais eficiente do que as práticas atuais de dessalinização.
“Devido à disponibilidade de água do mar e água salobra — aquela que tem mais sais dissolvidos do que a água doce, mas menos do que a água do mar —, como os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos com riscos mínimos para a saúde”, explicou o professor Wang, do Departamento de Engenharia Química da Monash University.
Compostos organometálicos (MOF) — iões metálicos que formam um material cristalino — são usados para fabricar o filtro. O filtro primeiro atrai e retém moléculas dos sais da água e depois é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal. Esse processo leva menos de quatro minutos, e, assim, o filtro pode atrair o sal da água novamente.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
