Homepage
- A interdição deve-se ao facto de ter sido detetada a presença da espécie medusa velella.
-
-
Desde a tarde desta terça-feira, dia 11 de agosto, que estão interditos os banhos nas praias de Carcavelos e São Pedro do Estoril, que possuem localização no concelho de Cascais.
A informação foi divulgada pela Autoridade Marítima Nacional através de um comunicado no seu sítio de internet.
Na nota publicada, lê-se que as bandeiras vermelhas foram hasteadas, por uma questão de salvaguarda da saúde dos banhistas, após os nadadores-salvadores das praias terem detetado a presença da espécie medusa velella (veleiro).
A interdição da ida a banhos foi uma ação "articulada entre a Delegada de Saúde Local, o capitão do Porto de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais".
Consumada a proibição de ida a banhos, as entidades envolvidas vão "manter a monitorização desta situação", sendo que a interdição será "levantada assim que estiverem reunidas todas as condições de segurança".
Recorde-se que nos últimos dias o surgimento da espécie medusa velella tem acontecido um pouco por toda a costa oeste portuguesa, incluindo algumas ilhas do arquipélago dos Açores, segundo informação avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A mesma entidade explica que a presença da medusa velella "trata-se de uma espécie de ocorrência comum e os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto com os mesmos de forma a evitar potenciais reacções alérgicas, em caso de maior sensibilidade". O organismo gelatinoso é "considerado inofensivo não havendo evidências de queimaduras ou problemas de saúde associados".
Em caso de contacto com a espécie medusa velella, o IPMA recomenda a aplicação de "bandas de gelo e, se possível, bicarbonato de sódio".
Por último, a entidade sublinha que a "informação destas ocorrências é muito importante para o estudo das espécies, e como tal, caso haja alguma reação adversa maior", deve-se entrar em contacto com o GelAvista.
Este contacto, pode ser estabelecido através do envio de informação de avistamentos (data, local, número de organismos e fotografia, se possível) através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para o seguinte endereço: plancton@ipma.pt.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
