Homepage
- Pelo menos até 2024, a nova fábrica de produção deverá ficar instalada no porto de mar de Viana do Castelo.
-
-
A Câmara Municipal de Viana do Castelo informou ontem que a empresa tecnológica sueca CorPower Ocean está a investir 16 milhões de euros num centro de investigação e desenvolvimento em Viana do Castelo para desenvolver conversores de energia das ondas.
Em comunicado enviado à agência noticiosa Lusa, a câmara da capital do Alto Minho diz que a "CorPower Ocean e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) chegaram a acordo para desenvolver a instalação de energia oceânica no porto comercial de Viana do Castelo".
"A APDL proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção de conversores de energia das ondas à escala comercial", adiantou o município presidido pelo socialista José Maria Costa.
Através do mesmo comunicado, a APDL explicou que a "fábrica de produção, montagem, manutenção e reparação de conversores de energia das ondas" vai ficar instalada no porto de mar de Viana do Castelo, pelo menos, até ao ano de 2024, estando a expansão para instalações definitivas, em Viana do Castelo, planeada para o final do projeto de demonstração a instalar ao largo da Praia da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, distrito do Porto.
"A tecnologia desenvolvida pela CorPower diferencia-se das demais por obter cinco vezes mais energia por tonelada de dispositivo e por possuir um modo de sobrevivência único, que oferece robustez nas mais exigentes condições marítimas, entre outras inovações que se afiguram disruptivas face à tecnologia existente", explica na nota a APDL.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
