Homepage
- Reciclar e reutilizar são as palavras de ordem.
-
-
Através de uma cerimónia realizada esta manhã e que contou com a presença do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a Câmara Municipal de Cascais lançou dois projetos e inaugurou um ecoponto marítimo.
A autarquia presidida por Carlos Carreiras pretende contribuir para o desenvolvimento de um modelo de economia circular azul e para tal conta com a parceria de diversas entidades públicas e privadas.
Através do projeto 'A Pesca por um Mar Sem Lixo' foram entregues contentores às Associações de Pescadores de Cascais. Assim, cada uma das embarcações de pesca terá contentores para a recolha do lixo produzido a bordo e/ou encontrado no mar.
Lixo esse que, já em terra, pode ser colocado para reciclagem no renovado ecoponto marítimo, que está localizado em plena Baía de Cascais.
Depois, através do projeto 'Blue Circular Postbranding' será dada uma nova vida ao plástico, transformando o lixo recolhido em novos produtos que serão devolvidos aos pescadores.
Desta forma, o porto de Cascais passa a ser o 15º porto de pesca a nível nacional onde o projeto 'Pesca por um Mar Sem Lixo' está a funcionar, sendo esperado que até ao final de 2020 a iniciativa seja alargada a mais 5 portos.
"Só parando a quantidade de plástico que vai para o ambiente marinho se pode reduzir o número de cetáceos, aves, répteis e peixes que morrem à fome, apesar de terem o estômago cheio de plástico", explicou o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaCâmara de Cascais
-
FonteRedação
