Homepage
- A Eschrechia Coli foi detectada num valor que dobrava o 'valor limite para esta bactéria'.
-
-
As autoridades marítimas ordenaram no dia de ontem a interdição de banhos nas praias de Santo António e Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António.
“As bandeiras vermelhas foram hasteadas nas praias de Santo António e Monte Gordo, devido à presença de bactérias na água”, afirmou à agência noticiosa Lusa o capitão do porto de Vila Real de Santo António, Rui Andrade.
A interdição está em vigor desde cerca das 15h de ontem e as "pessoas são desaconselhadas a ir a banhos” enquanto a mesma estiver em vigor, alertou a mesma fonte.
Uma interdição, que segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, surge devido ao facto de ter sido detectada a bactéria coliforme Eschrechia Coli (E.Coli) com um valor que dobrava o "valor limite para esta bactéria”.
“O desaconselhamento do banho irá manter-se até que haja um resultado que permita a prática balnear, de acordo com o valor acima referido”, mencionou a Agência Portuguesa do Ambiente, referindo-se a um limite máximo de 1000 NMP/100ml. As águas das praias de Santo António e Monte Gordo revelaram a presença de 2087 NMP/100ml.
A Câmara de Vila Real de Santo António atribuiu o hasteamento da bandeira vermelha nas duas praias do concelho a uma descarga de um barco e anunciou que a autarquia vai realizar análises independentes.
Assim, as bandeiras vermelhas vão permanecer hasteadas tanto na Praia de Santo António como em Monte Gordo até a Agência de Portuguesa do Ambiente proceder a novas análises que certifiquem a inexistência de bactérias na água — foi feita uma nova colheita para análise e a informação será hoje atualizada.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FonteRedação
